MOVIMENTO DE FÉ E POLÍTICA REALIZA O III ENCONTRO DE DOM PEDRO COM OS PREFEITOS E VICES

WhatsApp Image 2018-10-22 at 16.23.38No dia 20 de outubro de 2018, foi realizado pelo Movimento de Fé e Política da Diocese da Campanha na cidade de Varginha, o III Encontro do nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz com os prefeitos e vices dos municípios que compõem a nossa diocese.

Estiveram presentes os representantes dos municípios de Campanha, Guapé, Coqueiral, Três Corações, Três Pontas, Carmo da Cachoeira, Campos Gerais, Boa Esperança, São Bento Abade, Itanhandu e Varginha.

O objetivo deste encontro foi trazer o viés cristão da administração pública sob a inspiração dos documentos recentes do Papa Francisco e da Campanha da Fraternidade 2018 cujo Tema: “Fraternidade e Superação da Violência” e Lema: “Vós sois todos irmãos”.

Um tema extremamente propício para a Igreja que tem como objetivo construir a fraternidade, promover a cultura da paz, da reconciliação e da justiça à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência, zelando pelo bem comum junto com a administração pública.

A proposta do encontro foi articular o trabalho dos agentes políticos com as comunidades da nossa diocese, mostrando a importância de construirmos juntos um caminho de paz e superação da violência para todas as pessoas que moram nas áreas urbana e rural de nossos municípios, e na  pessoa de nosso Bispo Diocesano, aproximar cada vez mais a Igreja daqueles que se dedicam a cuidar dos caminhos de nossas cidades.

Considerando, ainda, o ANO DO LAICATO no qual a Igreja convida os leigos e leigas a protagonizarem a ação pastoral numa vivência prática em prol da vida, e em razão especial dos 18 anos de serviço pastoral do Movimento de Fé e Política, a favor do Reino de Deus na Diocese da Campanha.

Revisitamos também as palavras do Papa Emérito Bento XVI onde nos exorta: "Não pode haver, na sua vida, dois caminhos paralelos: de um lado, a chamada vida espiritual, com os seus valores e exigências, e, do outro, a chamada vida secular, ou seja, a vida de família, de trabalho, das relações sociais, do empenho político e da cultura". Somos um só: filhos de Deus em busca de uma vida melhor para a humanidade e para o planeta.

Jacqueline de Souza Moreira

Coordenadora Diocesana do Movimento de Fé e Política.