MOVIMENTO DOS FOCOLARES COMEMORA 40 ANOS EM TRÊS CORAÇÕES E REGIÃO

focolares 40 anos 1A Comunidade do Movimento dos Focolares de Três Corações comemorou nos dias 21 a 23 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral, o seu 40º aniversário. O seu início através dos paroquianos da Sagrada Família, Luiz Antônio Avelar Bogarin, conhecido como o “Sansão” e sua esposa Regina, Suzana Ribeiro e Chica Lodonho, além de outras pessoas das demais paróquias de Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí, Varginha e região.

A espiritualidade da unidade de Chiara Lubich, o Movimento dos Focolares é oficialmente conhecido na Igreja como Obra de Maria, não tanto como Obra dedicada a Maria, mas, Obra que Maria faz.

Num clima de família, leve e descontraído, o encontro foi marcado, sobretudo por momentos de comunhão de vida na Palavra através dos pioneiros da comunidade focolarina em terras sul mineiras que contaram suas experiências de vida.

O espaço de comunhão foi dividido também com as famílias, jovens e crianças que deram testemunhos de vivência do Evangelho nos mais diversos ambientes, oferecendo um exemplo do que seria a sociedade se assim o vivesse, através de experiências concretas e marcantes como a de Suzana Ribeiro, paroquiana da Sagrada Família que desde quando teve contato com o Movimento dos Focolares passou por uma profunda transformação cultural e espiritual, como gerente da maior drogaria de Três Corações – antiga Drogaria Santa Rita. Ela começou a dedicar parte de sua vida na reconstrução de famílias moradoras do bairro “Feira de Gado” e ali com grande esforço comunitário construiu um barracão para que servisse de local de reivindicação dos direitos sociais daquele segmento da nossa sociedade abandonado pelo poder público. Este barracão, atualmente, se transformou numa capela do “bairro São Pedro”, antiga “Feira de Gado” onde são celebradas as missas da paróquia de Santa Tereza.

Bastante expressiva foi a experiência de vida de  Chica Lodonho, motivada pelo carisma da Unidade de Chiara Lubich, realizou inúmeras ações sociais de aproximação às comunidades rurais de Três Corações, com a participação de profissionais de saúde, Escola de Sargentos do Exército - EsSA, universitários da UNINCOR, UFMG, UFU dos cursos de medicina, odontologia e fisioterapia resgatando a dignidade de um povo que também carece de assistência à saúde e espiritual.

Os jovens da comunidade contaram suas experiências de quando estiveram na Mariápolis Ginetta, uma das 32 cidadelas do Movimento dos Focolares, onde participaram de uma conexão intercontinental com jovens de diversos países em Manila, nas Filipinas, do evento GenFest 2018 cujo objetivo foi dar visibilidade ao mundo de como os jovens de mais de 180 nações, nas mais variadas culturas, religiões, ambientes universitários e familiar, se empenham para viver a fraternidade universal apesar de todas as guerras, violências, intolerâncias... O mundo tende à unidade, na frase do evangelho: “Pai, que todos sejam um”, o testamento de Jesus, trata-se de um pedido do Filho ao Pai e que certamente não está sem resposta, pois esta Unidade já começou!

As celebrações eucarísticas foram realizadas pelo Pe. Bruno Leonardo.

Rosângela  Borges – Movimento de Focolares, Três Corações - MG