Pastoral da Comunicação

Cep: 37056-090, Varginha/MG
Fone: 35 3222-1103

Coordenadora: Mariana Bueno Moreira

Objetivo da Pastoral: Objetivo da Pastoral: é uma pastoral “que se estrutura a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experimentadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja” (DCIB 244). Desse modo, através dos seus quatro eixos (Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade), tem como objetivo possibilitar a articulação dos trabalhos pastorais nas comunidades, de forma que as pessoas se sintam envolvidas, em comunhão, membros de uma mesma família: a de Deus. Por isso, a Pascom deve se esforçar para promover encontros e partilhas, marcados sempre pelo diálogo e pelo respeito, bases de uma comunicação autêntica e da própria cultura do encontro. Nesse processo, é papel do pasconeiro agir nas fronteiras das mediações técnicas e colocar-se a serviço na comunidade, a fim de que o seu testemunho seja expressão do pastoreio do próprio Cristo, que jamais deixou de acolher a todos e dialogar com eles.

Missão da Pastoral: A comunicação consiste num processo dialógico e circular que envolve muitos aspectos e elementos da vida individual e coletiva e possibilita o desenvolvimento integral do ser humano. É por isso que ela não pode ser considerada de modo isolado e muito menos reduzida a um conjunto de técnicas ou transmissão, que tem como fim absoluto a informação. Acerca disso, a missão/carisma de uma Pastoral da Comunicação (Pascom) é favorecer aos homens e às mulheres de hoje o encontro verdadeiro com Cristo, que deve encher o coração e a vida e despertar para o desejo de criar laços de amizade que jamais podem se romper, fazendo da Igreja uma grande rede de comunidades (CNBB, doc. 100).

Para mais informações sobre esta pastoral/movimento, entrar em contato com a secretaria de pastoral diocesana: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.