Pastoral da Saúde

Cruzília/MG – 37445 -000,
Fone: 35 3346 -1212

Coordenadora diocesana: Maria Regina de Freitas

Objetivo da Pastoral: Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Na diocese da Campanha/MG, vinculado ao Conselho Diocesano de Ação Social (CODIAS).
A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora “de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde”.

Missão da Pastoral: Ela atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que aquela anteriormente denominada Pastoral dos Enfermos ou dos Doentes. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação, do estado e dos municípios.
As dimensões são:
• Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade, especialmente através da visitas de seus agentes. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
• Dimensão comunitária: visa à promoção e educação para a saúde na comunidade cristã. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
• Dimensão político-institucional: atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma sadia política de saúde, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões do setor saúde, participando ativamente dos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde.

Para mais informações sobre esta pastoral/movimento, entrar em contato com a secretaria de pastoral diocesana: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.