Tribunal Eclesiástico Diocesano

Os tribunais eclesiásticos que tem a finalidade de julgarem as causas e contendas que possam existir na Diocese, menos as reservadas a Santa Sé. Portanto, nosso tribunal eclesiástico diocesano exerce em nome e vez do Senhor Bispo o poder judiciário na Diocese.

Particularmente, de maneira especial, tem, entre as demais causas e processos, a finalidade de analisar e efetuar os pedidos de Declaração de Nulidade Matrimonial. Sendo assim, a grande maioria de nosso trabalho e de nossos processos estão destinados a busca e análise da nulidade dos matrimônios que já se desfizeram e, que devido a determinadas circunstâncias podem ou não serem declarados nulos, ou seja, por essas circunstâncias estabelecidas pelo Código de Direito Canônico, o referido matrimônio pode ser declarado nulo.

Desta forma, os referidos cônjuges recebem a declaração daquele matrimônio outrora celebrado e lhe é permitido casar validamente na Igreja.

Servidores:

1 - Moderador do Tribunal: Dom Pedro Cunha Cruz.

2 - Vigário Judicial: Frei Paulo F. Massolini, OSA.

3 - Colégio dos Juízes: Pe. Dr. Vicente Ferreira de Lima; Pe. Alejandro Cifuentes Flores; Frei Paulo F. Massolini, OSA; Pe. Marcos Antônio Rocha.

4 - Defensor do Vínculo: Pe. Amilton C. S. Sampaio; Pe. Luzair Coelho de Abreu.

5 - Juízes Auditores: Pe. Lucas Reis Pereira; Pe. Guilherme da Costa V. Gouvêa; Pe. Antônio Carlos de Oliveira; Pe. José Procópio Júnior; Pe. Antônio Nogueira; Pe. José Douglas Baroni.

6 - Notários(a): José Marciano da Fonseca Lemes e Cirlene Maria de Oliveira Fonseca.

Endereço: Rua Maestro Pompeu, 150, Centro

Caixa Postal 14.

37400-000 Campanha, MG.

Telefax: 35-3261-1217

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira de 8hs às 12hs, das 13hs às 17hs.