INSTITUTO DE FILOSOFIA NOSSA SENHORA DAS DORES - CAMPANHA/MG

Reitor: Pe. Douglas Hilário Vieira

seminario

COMUNIDADE FILOSÓFICA

A segunda etapa da formação presbiteral consiste no período dos estudos filosóficos. O estudo da filosofia, como amor à sabedoria, constitui-se num impulso para que se aprenda a pensar, a questionar e a refletir, bebendo das fontes de toda a história do pensamento humano, nos seus diversos momentos. A grande meta dos estudos filosóficos no seminário é oferecer a base necessária para que o formando dê conta de refletir, de modo crítico e fundamentado, a própria realidade, bem como saiba dialogar com o mundo atual, tão marcado pela pluralidade, e ainda obtenha o instrumental que lhe será necessário para a realização qualificada dos estudos teológicos.

Além desta dimensão dos estudos, nosso processo formativo busca articular as dimensões espiritual, humano-afetiva, comunitária e pastoral-missionária, tendo como desejo mais profundo nossa configuração ao Cristo, Bom Pastor. Nesse sentido, muitos são os que nos ajudam de maneira direta: professores, funcionários, psicólogos, orientadores espirituais, padres, dentre outros profissionais e colaboradores. Porém, cada comunidade de nossa Diocese nos auxilia, de modo muito significativo, primeiramente, por meio da oração, que sustenta nossa caminhada vocacional, e também através da acolhida de nossos seminaristas no estágio pastoral, nas paróquias às quais eles são enviados aos fins de semana, assim como em outras atividades pastorais ou missionárias.

Neste ano de 2020, nossa comunidade está constituída por 18 seminaristas, no curso de filosofía. Contamos com as orações de todos pela perseverança de nossos seminaristas. Que a Virgem das Dores, nossa protetora, interceda por todos nós, em nossa vocação e missão.

Pe. Douglas Hilário Vieira

Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores