Paróquia Nossa Senhora da Soledade (Soledade de Minas/MG)

soledade de minas
Criada em 04/07/1903

Recorda esse topônimo uma antiga fazenda, então pertencente à Paróquia de Baependi. Nessa fazenda foi erigido um oratório dedicado a Nossa Senhora da Soledade. O progresso do lugar se prende diretamente à Estrada de Ferro “ Minas and Rio Railway”. A primeira Igreja foi benta em 1892 pelo vigário de Pouso Alto.

Comunidades Rurais: 05

Comunidades Urbanas: 01

Rua Coronel Maciel, 52

Fone/Fax: 35 3333-1107 (esc.)

Administrador Paroquial: Pe. Antônio Claret de Carvalho

Paróquia São Pedro e São Paulo (São Lourenço/MG)

sao lourenço 3Criada em 01/07/2007
CNPJ: 19.081.884/0077-82

A Paróquia São Pedro e São Paulo está sediada no Alto do Carioca. A criação da Paróquia foi no começo de 2007. Ela é composta pelas comunidades: Santa Terezinha, Santo Antônio, Santa Rita, Santo Amaro e São José. A instalação da Paróquia se dará no dia de São Pedro e São Paulo.

Comunidades Urbanas: 06

Rua São José, 200 – Carioca

Fone: 35 3332-2733

Site: www.paroquiasaopedroesaopaulo.org

Pároco: Pe. Roberto Antônio Nogueira

Paróquia Santíssima Trindade (São Lourenço/MG)

sao lourenço 2Criada em 03/06/2007

Crescendo a cidade de São Lourenço e atendendo ao bem do povo de Deus, foi criada a Paróquia Santíssima Trindade Compreende ela as comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida e as rurais Nossa Senhora da Glória e São Manoel. A instalação da Paróquia será na festa da Santíssima Trindade.

Comunidades Rurais: 03

Comunidades Urbanas: 04

Avenida Damião Junqueira de Souza, 386

Bairro: N. Sra. de Fátima

Fone: 35 3331-4572

Pároco: Pe. Ilídio Coelho

Paróquia São José (São José do Alegre/MG)

sao jose do alegre
Criada em 18/03/1915

Teve origem na Fazenda do Alegre, de propriedade de Caetano Pires Barbosa. Ele e a mulher fizeram a doação de um terreno para patrimônio da Capela, no ano de 1838. A Paróquia foi criada em 10 de julho de 1876, mas recebeu reconhecimento canônico apenas em 1915.

Comunidades Rurais: 09

Comunidades Urbanas: 04

Rua Thoríbio Barbosa Lima, 06

Fone: 35 3645-1255

Administrador Paroquial: Pe. Manoel Marques da Silva

Paróquia Sant’Ana (Santana do Capivari/MG)

santana do capivari
Criada em 03/04/1839

Capivari é a palavra de origem tupi Kaapi+wara+ii e significa rio das capivaras. Por oferecer roteiro necessário aos bandeirantes e mineradores, foi ali estabelecido um Registro Fiscal, que funcionou por muitos anos. Tinha por finalidade “ amparar os direitos régios e impedir a entrada de criminosos e audaciosos”. Com a vinda de outros mineradores e posseiros, desenvolveu-se uma população respeitável,  donde terem seus moradores obtido licença para a edificação de uma Igreja dedicada à gloriosa Sant’Ana, e incorporada à Paróquia de Pouso Alto. A criação da Paróquia é de 3 de abril de 1839 e foi seu primeiro Pároco,  a 25 de julho do Ano seguinte, o Pe.Custódio Ribeiro de Carvalho.

Comunidades Rurais: 03

Comunidades Urbanas: 02