Paróquia São Gonçalo do Amarante (São Gonçalo do Sapucaí/MG)

são gonçalo do sapucaíCriada em 23/07/1819

Com a descoberta do ouro em pouco tempo fartou-se de garimpeiros e portugueses a região. Assim vieram ter à região onde hoje se encontra a cidade de São Gonçalo do Sapucaí e assim se estabeleceram dois núcleos populosos: o de São Gonçalo e o dos Paulistas desde o ano de 1739, tido como sendo o da fundação do lugar. Tão logo se consolidou o lugar, trataram seus moradores de erguer uma Igreja. De início, uma pequena ermida; depois, uma de maior vulto. Foi logo dedicada ao santo lusitano de nome São Gonçalo do Amarante, beatificado a 16 de setembro de 1561 e canonizado depois.

Comunidades Rurais: 04

Comunidades Urbanas: 12

Rua Padre Mário, 65 Caixa Postal 06

Fone/Fax: 35 3241-1219

Pároco: Pe. Silvane Vítor Elias

Vigário Paroquial: Pe. Josimar Cândido Lourenço

Auxiliar: Mons. Epaminondas Pereira de Almeida

Paróquia São Sebastião (Olímpio Noronha/MG)

olimpio noronha
Criada em 01/03/1996

A origem do atual município deve-se à construção da estação ferroviária Santa Catarina numa sas propriedades de Olímpio Noronha, zona rural de Cristina e, em 1962, cria-se o município. Devido aos atos de bravura de Olímpio Noronha na Guerra do Paraguai, passou a ter o seu nome.

Comunidades Rurais: 01

Comunidades Urbanas: 01

Praça Coronel Joaquim Gomes Nogueira, 91

Fone: 35 3274-1328

Administrador Paroquial: Pe. Bruno Leonardo Braga

Paróquia de Santa Catarina (Natércia/MG)

natercia
Criada em 09/05/1822

Natércia é um topônimo que lembra não só o orago da Paróquia – Santa Catarina – como ainda o nome de sua principal serra. Durante muitos anos, a localidade foi conhecida com a designação de Santa Catarina da Pedra Branca, ou Pedra de Santa Catarina, ou simplesmente Santa Catarina. Em 1749, é criada a Capela de Santa Catarina, então sob a jurisdição do Bispado de São Paulo. Foi este o seu primeiro registro.

Comunidades Rurais: 11

Comunidades Urbanas: 02

Praça Justino Lisbôa Carneiro, 40

Fone: 35 3456-1738 e 99865-4030

Administrador Paroquial: Pe. Thiago de São José Guimarães

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Monsenhor Paulo/MG)

monsenhor paulo
Criada em 25/10/1942

Teve os nomes de Vargem Grande (sede da Fazenda do Major Matias Vilhena), depois Ponte Alta (do ano de 1875, o nome aparece em uma doação do terreno da Capela). O nome Monsenhor Paulo foi lhe aplicado para recordar Monsenhor Paulo Emílio Moinhos de Vilhena, ali residente por alguns anos. O nome Ponte Alta é do ano de 1875. Aparece em uma doação de terrenos à Capela. Eclesiasticamente, pertenceu a Paróquia da Campanha. Numerosos sacerdotes de Sede sempre lhe dedicaram seus trabalhos e se bateram pela grandeza da localidade. Em 1916, foi dirigido um abaixo-assinado ao Sr.Bispo diocesano, para a criação da Paróquia, que só se efetivou em 1941, sendo então seu primeiro pároco o Pe. José Divino da Silva,encarregado já da Paróquia desde há muito. É este decreto de criação, em 1941.

Comunidades Rurais: 07

Comunidades Urbanas: 04

Praça Coronel Flávio, 183

Fone/Fax: 35 3263-1114

Pároco: Pe. Alzir Sales Coimbra

Paróquia do Senhor Bom Jesus (Jesuânia/MG)

jesuania

Criada em 14/09/1870

Seu primeiro nome foi Lambari, depois Bias Fortes, Lambarizinho e, finalmente, Jesuânia – terra de Jesus. É que o Padroeiro da Paróquia é o Senhor Bom Jesus de Matozinhos de Lambari. A Capela do Senhor Bom Jesus foi edificada em 1817 e 1818. O primeiro Capelão foi Pe.Teodoro José Rodrigues. Edificada,  sem licença diocesana, a mencionada capela, só no ano de 1828, a 15 de julho, é que obteve a devida autorização. Por isso mesmo,foram lhe negados os privilégios de Paróquia. As atenções das autoridades estavam voltadas para Águas Virtuosas, atual Lambari. No local apenas perdurou o título colorado de Paróquia Provisória. É o que conta a Lei Mineira de n° 858, de 1° de maio.

Comunidades Rurais: 09

Comunidades Urbanas: 01