PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA (TRÊS CORAÇÕES/MG)

matriz-tres-coracoes

Criada em 14/07/1832

Um dos primeiros moradores do lugar foi o Capitão Tomé Martins da Costa, português, natural da freguesia de Santo Antônio do Sobrado de Valongo. Devoto de São José, dedicou-lhe a Ermida de São José do Rio Verde (1760), a primeira que teve o santo patriarca em todo o sul de Minas. Foi elevada a paróquia em 1832 pelo então Regente do Império, Padre Diogo Antônio Feijó. O Pe. Joaquim Dias de Barros foi substituído pelo Pe. Antônio José dos Santos, talvez o maior benemérito do lugar, no século passado. Foi o último capelão e primeiro pároco, tendo ali despendido energias no espaço de 31 anos (1806 a dezembro de 1837). Lê-se que uma sua informação, prestada ao Bispado de Mariana a 2 de novembro de 1833: “E como fui o criador, neste lugar, do templo, ornamentos, alfaias para fazer pomposa (em pequeno ponto) esta Igreja... e também criador no Temporal de um Arraial, que muito se tem aumentado; aceitei o ser pároco para criar esta nova freguesia”.

Criada em 14/07/1832

CNPJ: 19.081.884/0049-29