Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Serranos/MG)

serranos

Antônio de Oliveira, filho do Capitão Domingos de Oliveira Gago, foi quem levou a efeito construção da Primeira Capela de Serranos. Era o ano de 1725. O modesto templo foi dedicado ao Menino Deus e a Nossa Senhora do Bom Sucesso. Pertencia eclesiasticamente à comarca de Guaratinguetá, sendo considerado território paulista.

Criada em 03/04/1840

Comunidades Rurais: 03

Comunidades Urbanas: 01

Praça N. Sra. do Bom Sucesso, 104

Fone: 35 3322-1114

Dias de Funcionamento da Secretaria Paroquial:

Terça e quinta-feira.

Pároco: Pe. Geraldo Ernesto da Silva

Paróquia São João Batista (Seritinga/MG)

seritinga

A cidade está numa encosta, á margem esquerda do Rio Francês. O antigo núcleo que deu origem à cidade surgiu junto à estação ferroviária de Serranos, em 1953, o povoado foi elevado à categoria de distrito, com a denominação de Seritinga. Em 1962, passa a município, com o seu território desmembrado de Serranos. A Paróquia foi instalada em 26 de janeiro de 1996.

Criada em 26/01/1996

Comunidades Rurais: 03

Comunidades Urbanas: 02

Praça Sete de Setembro, s/nº

Fone: 35 3322-1136

Casa Paroquial: 3322-1136

Pároco: Pe. Geraldo Ernesto da Silva

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição do Rio Verde/MG)

conceição do rio verde

Foi Inácio Carlos da Silveira o fundador, no ano de 1732, de Conceição do Rio Verde. Campinha do Rio Verde foi o primeiro nome do lugar. O primeiro batizado foi de Ana, celebrado pelo Pe. José de Matos. A primeira capela, certamente uma ermida, foi levantada exclusivamente por motivo de piedade em 1748.

Criada em 09/03/1839

Comunidades Rurais: 05

Comunidades Urbanas: 07

Rua Olímpio Eufrásio Filho, 78

Fone/Fax: 35 3335-1335

Cel: 35 99134-0051

Pároco e Reitor: Pe. Edson Oliveira Penha

Criada em 09/03/1839

Comunidades Rurais: 05

Comunidades Urbanas: 07

Rua Olímpio Eufrásio Filho, 78

Fone/Fax: 35 3335-1335

Cel: 35 99134-0051

Pároco e Reitor: Pe. Edson Oliveira Penha

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Carvalhos/MG)

sagrado coração - carvalhos

No território da Paróquia de Serranos existia, no século passado, a Fazenda dos Carvalhos, de que se originou a nomenclatura do topônimo. Também era o nome de um rio e de uma serra, igualmente conhecidos sob o título de Ribeirão e Serra do Barulho. Dele temos notícia já anotada no Almanak Sul Mineiro de 1884.

Situada em lugar aprazível, seus moradores fizeram erguer uma Capela, no intuito de concentrar ali as atenções de todos e poderem melhor agradar a Deus. Com a consulta e beneplácito do Vigário de Serranos, fizeram chegar uma petição ao Sr.Bispo de Mariana, a cuja Diocese pertencia toda porção sul-mineira.

Criada em 23/09/1945

Comunidades Rurais: 11

Comunidades Urbanas: 03

Praça Pe. José Ferreira Leite, 22 – Centro

Fone/Fax: 35 3345-1292

Pároco: Pe. Alex José Adão

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Aiuruoca/MG)

aiuruoca

A data da criação da Paróquia em 1717 é controversa. Houve um equívoco de 11 anos, pois só em 1728 é que aparecem os primeiros registros paroquiais. Nesse ano é que teria sido erecta a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, mediante decreto do Bispo do Rio de Janeiro. O visitador Diocesano foi o Pe. Manuel Freire Batalha, a quem foram confiadas as visitas canônicas das Igrejas de Vila Rica e da comarca do Rio das Mortes. Em sua visita de 10 de março de 1730 em Aiuruoca, designou para pároco do lugar o Pe.Inocêncio de Araújo Meneses, sacerdote mais novo e cheio de ideais. Esse sacerdote foi o segundo vigário e ali paroquiou até o ano de 1737.

Criada em 08/12/1717

Comunidades Rurais: 10