Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Serranos/MG)

serranos

Criada em 03/04/1840

Antônio de Oliveira, filho do Capitão Domingos de Oliveira Gago, foi quem levou a efeito construção da Primeira Capela de Serranos. Era o ano de 1725. O modesto templo foi dedicado ao Menino Deus e a Nossa Senhora do Bom Sucesso. Pertencia eclesiasticamente à comarca de Guaratinguetá, sendo considerado território paulista.

Comunidades Rurais: 03

Comunidades Urbanas: 01

Praça N. Sra. do Bom Sucesso, 104

Fone: 35 3322-1114

Pároco: Pe. Geraldo Ernesto da Silva

Paróquia São João Batista (Seritinga/MG)

seritinga
Criada em 26/01/1996

A cidade está numa encosta, á margem esquerda do Rio Francês. O antigo núcleo que deu origem à cidade surgiu junto à estação ferroviária de Serranos, em 1953, o povoado foi elevado à categoria de distrito, com a denominação de Seritinga. Em 1962, passa a município, com o seu território desmembrado de Serranos. A Paróquia foi instalada em 26 de janeiro de 1996.

Comunidades Rurais: 03

Comunidades Urbanas: 03

Praça Sete de Setembro, s/nº

Fone: 35 3322-1136

Pároco: Pe. Geraldo Ernesto da Silva

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição do Rio Verde/MG)

conceição do rio verdeCriada em 09/03/1839

Foi Inácio Carlos da Silveira o fundador, no ano de 1732, de Conceição do Rio Verde. Campinha do Rio Verde foi o primeiro nome do lugar. O primeiro batizado foi de Ana, celebrado pelo Pe. José de Matos. A primeira capela, certamente uma ermida, foi levantada exclusivamente por motivo de piedade em 1748.

Comunidades Rurais: 05
Comunidades Urbanas: 06
Rua Olímpio Eufrásio Filho, 78
Fone/Fax: 35 3335-1335
Pároco: Pe. Edson Oliveira Penha

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Carvalhos/MG)

sagrado coração - carvalhosCriada em 23/09/1945

No território da Paróquia de Serranos existia, no século passado, a Fazenda dos Carvalhos, de que se originou a nomenclatura do topônimo. Também era o nome de um rio e de uma serra, igualmente conhecidos sob o título de Ribeirão e Serra do Barulho. Dele temos notícia já anotada no Almanak Sul Mineiro de 1884.
          Situada em lugar aprazível, seus moradores fizeram erguer uma Capela, no intuito de concentrar ali as atenções de todos e poderem melhor agradar a Deus. Com a consulta e beneplácito do Vigário de Serranos, fizeram chegar uma petição ao Sr.Bispo de Mariana, a cuja Diocese pertencia toda porção sul-mineira.

Comunidades Rurais: 11

Comunidades Urbanas: 03

Praça Pe. José Ferreira Leite, 22 - Centro

Fone/Fax: 35 3345-1292

Pároco: Pe. Alex José Adão

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO MÁRTIR (CRUZÍLIA/MG)

matriz-cluzilia

Criada em 14/11/1873

Teve os nomes de Encruzilhada, Cruz da Estrada e Cruziléia. A Capela da Encruzilhada é de 1861. Foi benta pelo vigário de Baependi, Cônego Joaquim Gomes do Carmo, Coetâneo com Encruzilhada existe o povoado até hoje conhecido com o nome de Favacho. Em 1825 o povoado contava com 1200 pessoas.

Comunidades Rurais: 09

Comunidades Urbanas: 08