CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM VARGINHA

capaTodos nós sabemos que a doutrina da Igreja Católica administra o sacramento da Crisma ou a Confirmação, onde através do bispo, o crismando recebe a unção com o Crisma (óleo), invocando o Espirito Santo e os unge com óleo. Este sacramento do Crisma consiste na confirmação do Batismo pelo Espirito Santo, onde o crismando é enviado para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

Este sacramento é administrado quando se atinge a idade da razão, e realizado pelo Bispo, significando que esse sacramento corrobora o vinculo eclesial.

Por isso a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Varginha, esteve em festa no dia 22 de dezembro de 2019, onde setenta e quatro jovens (74) se prepararam para mais esse importante passo na fé.

A celebração Eucarística bem como a cerimônia do Crisma foi presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Pedro Cruz que exortou a todos; “renovar a nossa fé e ungir os jovens é um chamado a ser discípulo missionário”, e esse chamado se faz através do Espirito Santo do qual recebemos esse apostolado.

Destacou a importância do pároco na vida de igreja e na vida missionária de cada jovem, pois se revela como o primeiro catequista e pai espiritual de todos, que direciona o crescimento espiritual voltado a uma responsabilidade com Deus, consigo mesmo e com a comunidade.

Dom Pedro aproveitou a liturgia do dia dizendo que todo projeto que Deus tinha previsto para nós, se realizou através da revelação do próprio Deus por meio de seu filho Jesus Cristo que se encarnou no seio de uma virgem e habitou entre nós.

Assim jovem, diz Dom Pedro: “É você que Deus escolheu”, o Espírito Santo o acertou. Não tenhas medo, muitos não abraçam o chamado por se sentirem incapazes, mas são os incapazes que realizam as grandes coisas, pois reconhecem as suas misérias e fraquezas e não os autossuficientes e os arrogantes. Assim o homem justo, santo e temente é chamado à uma opção de vida e a opção é fundamental para a vocação chamada.

Dom Pedro deu ênfase alertando os jovens que, para nossos ídolos procuramos os melhores lugares, nos sacrificamos e pagamos até mais caro, mas para a igreja recusamos por medo, insegurança e até mesmo por comodismo. Dentre muitos Deus escolheu você jovem para exercer a função missionária na sua igreja, enfatiza Dom Pedro.

Encerrando o cerimonial Padre Luiz Augusto reforçou o chamado de Deus não somente aos crismados, mas a toda comunidade revestida deste sacramento para o chamado ao serviço de Deus na Igreja.

Agradeceu a presença do seminarista e ao nosso Pastor Dom Pedro, que nos abençoa e nos acolhe, pois onde nosso Bispo esta, presente esta a Igreja de Cristo.

Luiz Augusto Furtado

Pároco Igreja Nossa Senhora de Fátima