Dom Pedro confirma 107 na Paróquia de Sant’Ana

IMG 0171Na celebração das Vésperas da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, o Pastor Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, esteve na Paróquia de Sant’Ana de Varginha, onde presidiu a Santa Missa com crismas para 107 fieis. A celebração aconteceu às 19:30.

Destes crismados, 12 foram preparados no grupo formado de catequese com adultos, em três turmas, com seus respectivos Introdutores (catequistas). Os demais, fazendo o processo comum das etapas do itinerário catequético.

Ao longo do ano, os catequizandos participaram de dois retiros próprios da catequese e também tiveram, à proximidade da Crisma, encontros de preparação remota, ensaios e acerto de detalhes. Muito embora haja todo esse preparo, dedicação extremada dos catequistas, reforço do pároco, é lamentável constatar – e isso é geral – que no momento mesmo da celebração, muitos parecem não estar envolvidos totalmente no que está acontecendo.

A celebração transcorreu de maneira piedosa e serenamente. Na homilia, numa preleção aos crismandos, Dom Pedro foi bastante enfático sobre o que significa o sacramento da Crisma e reforçou o caráter da responsabilidade cristã a que implica a recepção deste sacramento. E frisou a importância da solenidade (vésperas) que estávamos celebrando. Qual um pai, distribuiu afeto e muito acolhimento aos jovenzinhos e adultos. A todos, a serenidade de Pastor e a ternura de Pai.

Durante a cerimônia, os crismandos fizeram a renovação das promessas batismais, renunciaram ao pecado e confirmaram sua crença em Deus. No final da Celebração Eucarística, Dom Pedro também agradeceu a dedicação e o zelo dos catequistas que conduziram os crismandos até o Sacramento.