DOM PEDRO PRESIDE O 7º DIA DA NOVENA DA SERVA DE DEUS MADRE TEREZA MARGARIDA – “NOSSA MÃE”

7-DIA  45Na noite de 11 de novembro, os devotos da Serva de Deus Madre Tereza Margarida do Coração de Maria – Nossa Mãe, reuniram-se na Capela do Carmelo São José, em Três Pontas, para participarem da Santa Missa, no 7º dia da Novena pela sua Beatificação. A missa foi presidida pelo nosso Bispo Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo Padre Wendel Rezende.

Dom Pedro em sua homilia, comentando as leituras do 32º Domingo Comum, destacou dois temas: o fim e a sabedoria. Na 1ª. Leitura (Sb 6,12-16), o sábio é aquele que tem a capacidade de discernir o que é de Deus e o que não é de Deus nesta vida. As virgens previdentes do Evangelho (Mt 25,1-13), souberam discernir não somente as coisas  de Deus, mas o tempo de Deus. E só consegue discernir o tempo de Deus, aquele que busca e se preenche d’Ele. A prudência vem do cultivo da Sabedoria. Nós não estamos preocupados com o fim. Para nós não será um momento triste e desolador, mas um momento de alegria, como uma noiva que se encontra com o seu noivo e os dois vão celebrar a alegria do amor. Assim é a imagem nupcial do evangelho.

A Igreja nos prepara para a segunda vinda do Senhor. Não sabemos nem o dia, nem a hora. Temos que vigiar. Vigiar e orar. Vigilância constante. Nós cremos na vida eterna e não só na imortalidade (1Ts 4,13-18). A imortalidade desemboca no encontro com o Senhor. O encontro definitivo. Nossa Senhora nos dá a receita da santidade: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.  Estamos encerrando o Ano Mariano. Nossa Mãe, quis trazer em seu nome: Tereza Margarida do Coração de Maria. E o seu pensamento tão belo e profundo: “Mãe, que o vosso Coração seja o lugar de união entre Jesus e Tereza Margarida”.  Toda pessoa sábia deve ter no centro de sua espiritualidade essa devoção a Nossa Senhora. Não há santo que não tenha essa devoção especial a Nossa Senhora. Nossa Mãe foi uma pessoa sábia. Viveu atenta aos sinais dos tempos, sobretudo durante o Concílio Vaticano II. Soube viver com equilibrio as mudanças da Igreja e do mundo e soube tão bem aconselhar e acolher com um sorriso as pessoas que se aproximavam do Carmelo.

Dom Pedro concedeu os ministérios de leitorato e acolitato, aos candidatos ao Diaconato Permanente, respectivamente a Nardeli Martins e Marcelo Dantas. O Rito realizou-se após o Credo. Estando presente seus familiares e amigos.

Após a celebração a DTTV, que também estava transmitindo a Santa Missa, entrevistou Dom Pedro. Falou-nos um pouco sobre a fase atual do Processo de Beatificação da Serva de Deus destacando algumas de suas virtudes, dentre as quais: obediência, serenidade, equilibrio,  sua entrega a Deus, sua capacidade de aconselhar e acolher as pessoas que a procuravam.

Agradecemos ao nosso Bispo Dom Pedro, aos Padres de nossa Diocese, e a todos os devotos da Serva de Deus Madre Tereza Margarida, “Nossa Mãe”, que tanto nos têm apoiado na sua Causa de Beatificação.

Irmã Maria Elisabeth da Trinda, OCD