Jubileu de 150 Anos de Fundação Canônica da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Campos Gerais

WhatsApp Image 2020-09-22 at 15.14.29 1capa“Seu amor de geração em geração, chega a todos que o respeitam” Lc 1,50

No último dia 14 de setembro a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Campos Gerais celebrou seus 150 anos de Fundação Canônica. Duas celebrações marcaram as comemorações do jubileu.

No domingo, dia 13, houve uma bonita carreata contando com a presença de carros andores das 35 comunidades rurais e urbanas, bem como das 29 pastorais, movimentos e associações. A carreata iniciou-se no Lago dos Ipês, passando por todas comunidades da cidade e conclui-se na praça da igreja Matriz. Momento de grandes emoções, o povo enfeitou com muito carinho todas as ruas por onde passou a carreata. Da porta de suas casas os fiéis manifestaram sua alegria de pertencerem a esta comunidade paroquial e fazerem parte desta história.

No findar do dia 14, Festa da Exaltação da Santa Cruz, ocorreu a solene Celebração Eucarística, no pátio do Centro Pastoral Nhá Chica. Impossibilitada a participação de todos os paroquianos, devido a pandemia, participaram da celebração representantes das comunidades e pastorais. Antes da Santa Missa foi feito um resgate histórico, contanto os fatos mais marcantes dos 150 anos, relembrando padres e leigos que deixaram sua marca nessa paróquia. Fotos e símbolos dessa bonita história foram colocados ao pé da Santa Cruz. Para encerrar o momento histórico, a imagem da Nossa Senhora do Carmo foi acolhida com muita alegria. Toda assembleia, numa só voz, entoou o hino da padroeira. Logo após, como coroamento das celebrações do jubileu, iniciou-se a Celebração Eucarística, a nossa maior ação de graças por tudo que foi construído ao longo desses 150 anos de história. A Santa Missa foi presidida pelo reverendíssimo pároco, Pe. Vânis, e concelebrada pelo reverendíssimo vigário paroquial, Pe. Fábio.

No final da celebração nosso pároco, Pe. Vânis, recebeu da comunidade civil e religiosa o título de Cidadão Honorário Camposgeraiense. Pe. Vânis, com grande emoção, agradeceu ao bom povo de Campos Gerais pelo carinho, e manifestou-se feliz por fazer parte dessa história.

Num gesto de homenagem e agradecimento a Virgem Maria, a Senhora do Carmo, que foi escolhida como padroeira destas terras pelos primeiros moradores, Pe. Fábio depositou um ramalhete de flores aos pés da imagem, enquanto todo o povo, com Maria e por Maria, entoou alegremente o canto do Magnificat. Também foi entoado, solenemente, o canto de Te Deum. Todo o povo presente, com voz e coração ao alto, louvou a Deus por todas as maravilhas e bênçãos.

Somos uma grande paróquia, e graças ao empenho e exemplo de nossos antepassados possuímos uma fé sólida e fervorosa. Quantas coisas bonitas foram construídas e consolidadas nesses 150 anos!... Houve erros? Sim. Mas certamente esses foram no desejo de acertar. Muitos mais foram os acertos e conquistas.

Nossos corações transbordam de alegria, ao celebrarmos os 150 anos de nossa amada paróquia. E a maior alegria, ao celebrarmos esse jubileu, é dizermos que “formamos uma Igreja viva”, somos uma “rede de comunidades”, caminhado todos juntos, rumo ao Senhor.

Por isso, rendemos graças a Deus por todas as maravilhas que aconteceram nestas terras camposgeraienses, ao longo destes 150 anos de paróquia, fazendo memória de tantos que aqui doaram suas vidas pela construção do Reino de Deus e, ao mesmo tempo, agradecer por cada paroquiano, membro vivo de nossa paróquia, que hoje faz a história acontecer, construindo um legado de fé para as gerações futuras, que um dia continuarão a trilhar essa bonita estrada para o céu.

Guilherme Portugal – seminarista