A CIDADE DE BOA ESPERANÇA PODE TER UMA NOVA PARÓQUIA

PHOTO-2019-06-29-19-50-15A pedido do Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, feito no dia 18 de dezembro de 2018 na Cúria Diocesana, em Campanha/MG, deu-se início ao projeto de criação de uma nova paróquia na cidade de Boa Esperança. Este projeto será apreciado pelo sr. Bispo e, se aprovado, será submetido também à aprovação do Conselho Presbiteral da Diocese da Campanha.

Seguindo as orientações de Dom Pedro, conduzo este projeto em parceria com os párocos das duas paróquias de Boa Esperança: Nossa Senhora das Dores e Santa Rita, respectivamente Padres Geraldo Inácio de Carvalho e Francisco Ramos de Souza.

Os padres acima citados, juntamente comigo e o vigário da Paróquia Santa Rita, Padre Afonso Henrique Alves da Silva, nos reunimos no dia 23 de dezembro de 2018, tendo em mãos o mapa da cidade de Boa Esperança e o levantamento da renda mensal do Dízimo das comunidades que compõem as atuais paróquias da cidade. Também estávamos munidos de um aproximado número de habitantes por bairros da cidade.

Após analisarmos todos estes dados, chegamos a seguinte conclusão: a nova paróquia poderá ser composta pela Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, e Comunidade Senhor Bom Jesus, da Paróquia Santa Rita, no âmbito urbano; na zona rural, pelas comunidades: Sapezinho, Lagoinha, Rancharia, Santa Rosa, Córrego do Ouro, Cordeiros e Ribeirão São Pedro, da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Esta já era a ideia inicial do Sr. Bispo, Dom Pedro, que foi confirmada pelos padres. Por isso, na Solenidade do Natal do Senhor, anunciamos nas duas comunidades urbanas, citadas acima, a notícia de que poderiam se tornar, por vontade de Deus e aprovação do Sr. Bispo e do Conselho Presbiteral, uma nova paróquia. A reação das comunidades foi muito positiva desde o primeiro momento e passos já foram dados para este fim, desde então.

No dia 29 de junho próximo, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, Dom Pedro, juntamente com os padres de Boa Esperança e o vigário responsável pela nossa Forania Beato Padre Victor, padre Vânis Vieira da Cunha, nos reunimos com as lideranças católicas da cidade e demais interessados para tratar do assunto. Estavam presentes também o Sr. Prefeito Municipal, vereadores, direção da ANOC e outros representantes da sociedade civil.

Esta reunião foi um marco na história da Comunidade Católica dorense. Num clima de muita fé e discernimento, dons que nos são concedidos pelo Espírito Santo, ouvimos as orientações do nosso pastor diocesano, Dom Pedro, e também a manifestação do bom povo católico. Todos acolheram com muita atenção os ensinamentos do Senhor Bispo e manifestaram-se positivamente à sua proposta. Nas palavras do Sr. Marcílio, da Comunidade do Córrego do Ouro, “assim como um homem do campo cuida da lavoura e da criação para que produzam bons frutos, o Sr. Bispo quer cuidar mais e melhor do povo de Boa Esperança, nos mandando mais padres, nos garantindo um atendimento espiritual maior”.

Agora está agendada, se tudo for aprovado pelo Bispo e pelo seu conselho, a data para a criação da Região Pastoral - uma pré-paróquia – para o dia 10 de setembro de 2019, na ocasião da Novena de Nossa Senhora das Dores. Depois de mais ou menos um ano como Região Pastoral, se tudo estiver de acordo, o bispo elevará tal região a Paróquia. Rezemos, para que seja feita a vontade de Deus.

Padre Jean Steferson Pereira

Vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores