FORANIA NOSSA SENHORA DOS MONTES CELEBRA MAIS UM ENCONTRO

Forania 4No domingo, dia 24 de setembro, a Forania Nossa Senhora dos Montes celebrou o seu Dia da Forania na Paróquia São Lourenço Mártir, em São Lourenço. As 10 paróquias da forania fizeram-se representadas pelos seus respectivos padres e CPPs, no intuito de garantir a integração da forania e a formação de suas lideranças.

Logo pela manhã, foram acolhidos os representantes das paróquias das cidades de Carmo de Minas, Conceição das Pedras, Cristina, Dom Viçoso, Pedralva, São José do Alegre, São Lourenço e Soledade de Minas. Todos foram bem recepcionados com um café e com a animação do Pe. José Rodrigo, vigário da paróquia anfitriã. Para que todos se sentissem prontos para o dia de formação, a Paróquia Nossa Senhora das Graças organizou um momento de espiritualidade, durante o qual todos renovaram o compromisso de serem pedras vivas (cf. 1Pd 2, 4-10) .

A primeira parte da formação foi conduzida pelo Pe. Rogério Ferreira que levou aos participantes o conhecimento e a reflexão acerca dos dois primeiros capítulos do Documento 107 da CNBB - Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários. No que lhe coube, o referido assessor, seguindo a proposta do material de estudo, deixou-se iluminar pela página do Evangelho que narra o encontro de Jesus com a mulher samaritana que é exemplo perfeito da maneira como Ele se faz conhecer àqueles que o procuram. E num segundo passo, foi visto o que a história e a realidade atual têm a dizer a respeito da Iniciação à Vida Cristã.

O final da manhã foi o momento culminante do encontro, pois nossos leigos e padres se reuniram junto ao Bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, para a Celebração Eucarística. Na bonita celebração, todas as paróquias da forania se envolveram e puderam ouvir a voz do Pastor Diocesano que, a partir da oportuna liturgia, motivou os presentes ao trabalho na vinha do Senhor, o qual recompensará a cada um a partir de sua bondade.

Após a Santa Missa e o almoço, tivemos a segunda parte de nossa formação, com a assessoria do Pe. Manoel Marques. Com irreverência e criatividade, foi conduzido o estudo do conteúdo restante do Documento 107, no qual se apresenta o quanto o catecumenato pode ser a inspiração para uma eficaz Iniciação à Vida Cristã. O assessor ainda insistiu a respeito do nosso papel de anunciadores de Jesus, que vem a ser o principal “alimento” ofertado àqueles que dele carecem.

Ao final do encontro, o Vigário Forâneo, Pe. Reginaldo Oliveira, tomou a palavra para concluir o estudo e partilhar os propósitos da diocese a respeito do tema. Além disso, foram feitos os agradecimentos e encaminhamentos para as próximas atividades da forania. Agraciados por Deus, continuamos a congregar, aprender e produzir frutos em nossa forania. Com a proteção a Bem-aventurada Virgem Maria, que constantemente visita a região montanhosa de nossa diocese, continuamos nosso itinerário promotor de novos discípulos missionários.

Pe. Reginaldo S. Oliveira

Vigário da Forania Nossa Senhora dos Montes