FESTA DE SANTO EXPEDITO EM CONCEIÇÃO DAS PEDRAS

Foto009

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição das Pedras, viveu um tempo de intensa alegria. Primeiramente, nossa paróquia comunga da mesma alegria de toda a Igreja, por viver o tempo do Ressuscitado. Além disso, nossos paroquianos vivenciaram a semana da Festa de Santo Expedito, tão tradicional aos que vivem na cidade e nas redondezas.

Foi preparado um Tríduo que antecedesse o dia 19, no qual se comemora o santo mártir. A missa do 1º Dia do Tríduo foi presidida por nosso bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, que veio celebrar seu Domingo de Páscoa conosco. Nosso Pastor nos deixou fortes motivações para experimentarmos o tempo pascal com a real intensidade do Espírito de Ressurreição. Os dias seguintes do nosso tríduo preparatório contaram com as presenças dos padres Pedro Divino Vilas Boas, claretiano e conterrâneo nosso, e Manoel Marques da Silva, de São José do Alegre, respectivamente.

No dia 19, quarta-feira, pudemos nos alegrar com a presença de uma multidão de devotos que acorreram ao Santuário de Santo Expedito. Pela manhã, uma grandiosa caminhada partiu da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde se reuniram peregrinos de outras cidades e de nossa paróquia. Chegando ao Santuário, pudemos encontrar vários devotos que nos precederam na chegada e que esperavam a Santa Missa da manhã, que seria presidida pelo pe. Jean Steferson Pereira, de Boa Esperança. O dia todo foi marcado pela presença de romeiros e devotos. A missa da tarde foi presidida pelo pe. Luiz Paulino Grilo, ex-pároco, e a missa da noite foi presidida pelo pe. Reginaldo Sebastião de Oliveira, atual administrador da paróquia.

Nos dois dias que seguiram, houve missas à noite, presididas pelos padres Joaquim Miguel das Chagas e Tadeu Fernandes, respectivamente. No sábado o movimento já voltou a ser intenso, com cavalgada e missa pela manhã. A tarde foi movimentada, e à noite celebramos a Santa Missa presidida por nosso bispo emérito, Dom Diamantino Prata de Carvalho. Após a Santa Missa, viu-se a chegada de milhares de pessoas atraídas à parte social de nossa festa. No domingo, último dia da festa, houve desfile de carros de boi pela manhã, concluindo com a Santa Missa presidida pelo Pe. Thiago de São José Guimarães, de Natércia. Uma multidão participou desta celebração e do almoço que lhe seguiu. Pela tarde houve a última celebração eucarística da festa, presidida pelo pe. Reginaldo. O leilão de gado e um show de prêmios encerraram a parte social da festa.

Foi um tempo de festa e de fé. Percebemos a busca de muitas pessoas em seguir as convicções do glorioso mártir Santo Expedito, que sempre via a urgência em atender os apelos de Deus. Com este santo se aprende que não podemos deixar para amanhã as boas obras e a conversão necessárias a todos. Tem-se a alegria de, por fim, sermos gratos a Deus e a todos que colaboraram para que a festa tivesse tamanho êxito.

 

Sky Bet by bettingy.com