DOM PEDRO FAZ VISITA PASTORAL À PAROQUIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM CRISTINA

capaNos dias 31 de agosto e 01 de Setembro tivemos a presença do nosso Bispo Diocesano, D. Pedro Cunha Cruz, em nossa Paróquia, com as seguintes programações:

Logo pela manhã D. Pedro chegou bem disposto à casa paroquial, tomando um simples e delicioso café. Após o café, D. Pedro se reuniu com as autoridades Municipais (Executivo e Legislativo) no Salão Paroquial. Estas foram provocadas pelas perguntas do nosso Bispo sobre alguns pontos em relação ao panorama geral da cidade: histórico, geográfico, cultural, econômico, político, social e administrativo da cidade de Cristina. Foram destacadas as questões da: educação, segurança, economia, política, transporte, saúde (questão da água), estradas rurais e segurança pública (as preocupações com a infância (pedofilia) e com a juventude (aumento das drogas); e sobre as questões administrativas do Município de Cristina (as fontes de rendas e aplicações de recursos) nas diversas áreas, urbana e rural. Foi um encontro frutuoso apesar que poucos vereadores apareceram.

Enquanto D. Pedro se reunia com as autoridades e logo em atendimento aos fiéis, aconteceu em outra sala do Salão Paroquial, o encontro entre os padres da Forania, onde houve uma boa reflexão sobre a Vida Presbiteral. Foram discutidos alguns temas referentes às Paróquias e à Forania, ao final, nos dirigimos a um restaurante, e lá tivemos um saboroso almoço, com as presenças dos padres e do nosso Bispo.

À tarde, D. Pedro se encontrou com os membros dos Conselhos Paroquiais (CAP e CPP), partilhou e ouviu deles a atuação destes membros dos Conselhos e a relação dos conselheiros no empenho paroquial: dos projetos e a movimentação financeira, recursos (aumento do dízimo), aplicações (manutenção, investimentos pastorais e patrimoniais) e a movimentação bancária. Foram partilhadas as realizações e as dificuldades administrativas e pastorais da Paróquia. Enfim, as ações pastorais na área urbana e na zona rural. D. Pedro motivou os membros dos Conselhos para que tenham iniciativas em relações às necessidades da Paróquia.

D. Pedro e o Pe. Cézar, à noite, foram visitar e celebrar a Santa Missa na Comunidade da Vargem Alegre. Houve boa participação dos fiéis, de movimentos e pastorais locais, e das comunidades vizinhas (da Cachoeirinha, da Pedra, do Pinhal e do Sertãozinho) que se fizeram presentes na Celebração. Todos acolheram nosso bispo com muita alegria. D. Pedro abordou a importância da Visita Pastoral (o Bispo não é como alguém que vem para fiscalizar ou punir, e sim, como o Pastor que vem ao encontro das ovelhas para conhecê-las e conhecer suas realidades). Vem para conhecer a realidade pastoral e administrativa da Paróquia e de suas comunidades, e assim, ajudá-las a caminhar. D. Pedro também partilhou sobre os textos bíblicos do dia, frisando a necessidade da “humildade e gratuidade” (“quem se exalta será humilhado e que se humilhar será exaltado”), e a necessidade de colocar Deus em primeiro lugar, e não as coisas terrenas. “O Pastor deve ir atrás das ovelhas, quando vê que as pessoas estão afastadas da Igreja e perceber as necessidades das mesmas”. No final da Celebração Eucarística o Coordenador da comunidade fez o agradecimento ao nosso bispo pela visita, porque não mediu esforços para estar presente e por celebrar a Eucaristia para todos, pedindo que o Espírito Santo ilumine o seu Ministério Episcopal e que Deus sempre lhe ofereça a saúde, que tenha disposição para dar continuidade na sua missão. E lhe ofereceu uma cesta (com vários tipos de café e doces).

No domingo, na parte da manhã, D. Pedro celebrou a Santa Missa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, concelebrada pelo Pároco Pe.Cezar Augusto e pelo Vigário Paroquial Sebastião Luís. Houve a presença expressiva de nossos paroquianos locais e de algumas de nossas comunidades (Barra Grande, Beleza, Cachoeirinha, Côrrego das Pedras, Despropósito, Grotão, Lambari, Paciência, São Domingos, Tocos e outras). D Pedro destacou a importância da Palavra de Deus em nossa vida; a importância da missão; citando a Primeira Carta de João, como o texto escolhido para o estudo do mês da Bíblia, que se iniciou neste dia. Falou da importância das Visitas Pastorais do Bispo em nossa Paróquia e nas Paróquias de nossa diocese. Fez uma bela reflexão das Leituras do dia. Enfim, foi uma celebração festiva e de muito valia, para todos nós.

Após a Missa, D. Pedro se encontrou como os membros da Catequese de Adultos, Liturgia (leitores e ministérios da Música) de nossa Paróquia. D. Pedro partilhou algumas de suas experiências pastorais nas Paróquias das quais ele trabalhou. O Bispo escutou os testemunhos e as experiências pastorais de alguns coordenadores - no sentido da formação e atuação litúrgica de suas lideranças; e das práticas pastorais (a catequese). Destacou a importância da Catequese de Iniciação (das crianças, dos jovens e dos adultos); a continuidade e formação permanente que levem os catequizandos e os catecúmenos ao engajamento e ao compromisso missionário na Igreja. Destacou a necessidade da participação dos jovens em grupos da PJ e dos movimentos juvenis, e a preocupação da formação dos mesmos na Paróquia. Falou também sobre a formação, a preparação e as práticas litúrgicas (antes e durante as celebrações) e a importância dos cantos litúrgicos (que estejam sempre em sintonia com as normas litúrgicas).

Na Parte da tarde, D. Pedro se dirigiu a Salão Paroquial onde encontrou-se com os jovens, acólitos e crismandos, os escutou e os motivou no sentido vocacional e a se comprometerem com causa do Reino e da Igreja e no engajamento na Igreja (“Jovens a Igreja precisa de vocês e vocês precisam da Igreja! Jovens vocês não são futuro de amanhã, mas sim o hoje!”). Dom Pedro abordou os problemas e desafios que os jovens encontram no cotidiano (Ideologia de Gênero, drogas...). Destacou também a necessidade da participação na Pastoral da Juventude e nos movimentos juvenis.

Logo que terminou o encontro com a juventude o nosso Bispo se despediu e partiu para Sede Diocesana, encerrando assim a Visita Paroquial. Deixamos nossa Gratidão pela presença amiga e a atenção dada a esta Paróquia do Divino Espírito Santo. Oramos para que o Espírito Santo o guie em sua Missão com Pastor: dando-lhe forças necessária à missão, alegrias, a saúde, a sabedoria! Que Deus o Abençoe!

Pe. Sebastião Luis Gonçalo, Vigário Paroquial

Sky Bet by bettingy.com