A NOVENA E FESTA DO PADROEIRO DE PASSA QUATRO FOI UM TEMPO ESPECIAL DE GRAÇAS

foto12Ao reassumir a Paróquia de Passa Quatro, em 2013, sentimos a necessidade urgente de, entre outras coisas, reavivar a Celebração da Festa do Padroeiro, o Mártir São Sebastião. Desta vez, em sintonia com a proclamação do Ano Jubilar da Misericórdia, contando cada dia com a presença de diferentes sacerdotes e bispos e, com a atuação muita ativa da equipe de acólitos e cerimoniários, além do brilhantismo do Coral Paroquial Cônego Olavo, elogiado por todos os pregadores, nossa novena e festa do Mártir São Sebastião mobilizou e mexeu com toda a cidade.

Outro diferencial na novena e festa do Padroeiro neste ano, foi as carreatas que aconteceram todos os dias. Todas as tardes, uma hora antes do início da celebração, saíamos com o carro andor da Imagem do Santo Padroeiro até algum bairro da cidade para encontrar com os demais veículos, trazendo as imagens dos Santos Padroeiros das Comunidades convidadas para a aquele dia. No dia 20, após a Santa Missa festiva aconteceu a Grande Carreata com a Imagem do Mártir São Sebastião sobre a Viatura do Corpo de Bombeiros seguida pelos outros 25 veículos, na maioria caminhonetes, levando cada qual a Imagem do Padroeiro(a) das Comunidades que compõem a rede de Comunidades da Paróquia. Durante 3 horas percorremos a cidade de ponta a ponta, abençoando o povo pela intercessão do valoroso Soldado de Cristo, São Sebastião.

Foi mesmo o Espírito Santo quem instruiu e iluminou os pregadores convidados para que todos falassem do tema da Misericórdia, sem contudo, incorrer em repetições. E os paroquianos, alguns turistas em férias na cidade, diversos devotos das cidades vizinhas, não titubearam diante da chuva que caiu todos os dias, mas lotaram a matriz em todos os momentos celebrativos. Os depoimentos de graças alcançadas e a alegria de se sentir Igreja que reza e caminha unida tomou conta de coração de todos. Temos esperança de colher frutos ainda mais abundantes agora durante o tempo da quaresma, que obedecendo ao desejo do Santo Padre, deve ser vivido de modo ainda mais piedoso, tendo em vista o Ano Santo da Misericórdia. Que São Sebastião, nosso excelso Padroeiro, interceda a Deus por todos nós! Pe. Joaquim José Soares – Vigário Paroquial de Passa Quatro.