Paróquia de São Bento Abade em festa

WhatsApp Image 2017-07-10 at 08.21.43

O mês de julho de 2017 é, sobremaneira, para a Paróquia de São Bento Abade, um tempo especial de graças. Iniciamos no dia 02 a novena preparatória para a Festa do Padroeiro, considerado o Pai do Monaquismo Ocidental.

Em sintonia com os 300 anos de Aparecida, o tema geral da novena e festa é: SÃO BENTO, JUNTO COM MARIA NA CRUZ E NA LUZ! Para as reflexões diárias durante os nove dias de preparação para a festa, nos inspiramos na Regra de São Bento nº 7, sobre a HUMILDADE. O Altar com a Imagem do Padroeiro, conforme na foto, foi preparado sobre um barco em alto mar, com as redes lançadas para a pesca, tendo junto a Imagem da Mãe Aparecida, as 9 velas que estão sendo acesas uma a cada dia do novenário, as flores e a Santa Cruz ao fundo, com a medalha de São Bento. 

No dia 05 de julho, mesmo com agenda apertada, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso estimado Bispo Diocesano, veio presidir a Santa Missa e oficiar o 4º dia da novena. Conhecedor profundo da História da Igreja, Dom Pedro nos falou da experiência marcante que viveu indo conhecer a região e a casa, na Itália, onde viveu nosso Patriarca, considerado também o Patrono de toda a Europa, a quem deixou as diretivas da espiritualidade. São Bento foi descoberto e procurado por discípulos no deserto e passou a residir no Mosteiro Monte Cassino, além de fundar vários outros mosteiros. 

Foi aí que escreveu a sua Regra, adaptando a tradição monástica tanto oriental, quanto acidental, às condições da vida de sua época. O lema principal de São Bento é “Ora et labora” (Ora e trabalha). Deu importância primacial ao Oficio Divino e Leitura Orante da Sagrada Escritura.  O espírito de oração deve, pois, impregnar toda a vida do discípulo, inclusive o trabalho, ensinava o Abade. Isso fez com que, aos poucos, os mosteiros beneditinos fossem assumindo papel de relevo capital na história da Igreja, tanto no setor missionário quanto no da cultura em geral.

Neste mesmo mês, no dia 24, rendemos graças a Deus pelos 60 anos de criação da Paróquia de São Bento Abade. O Município teve início em 1749, com o renomado Pe. Bento Ferreira de Toledo, que veio residir em uma das extensas campinas, por ele batizadas com o nome de Deserto Dourado, Campo Formoso, Campo Belo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas. No século XIX o local passou a ser denominado Eremita, hoje São Bento Abade. O mencionado padre, figura respeitável pelos seus muitos méritos, teve vida longa e desenvolveu um apostolado fecundo em toda essa região.

 

Sky Bet by bettingy.com