Santa Missa e Dedicação da Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Lambari

41Desde os primórdios do Cristianismo, os fiéis se reuniam em assembleia para celebrar a Eucaristia, ministrar os sacramentos e ouvir a pregação da Palavra de Deus. Os lugares de reunião eram habitualmente suas próprias casas, onde utilizavam a sala mais espaçosa para esse fim. Alguns desses locais de culto são mencionados no Novo Testamento.

A Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Lambari, acolheu alegremente, na manhã do dia 9 de julho, domingo, Sua Excelência Reverendíssima, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano, para a Celebração da Santa Missa e Rito de Dedicação da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Vila Campos. Vivida com muita piedade, a Celebração teve seu início com a entrega das chaves da Igreja a Dom Pedro, feita pelo Pároco, Padre Marcos.

A Santa Missa começa substituindo o ato penitencial pela aspersão da água benta. Ela é um sacramental que, usado com Fé, nos purifica dos pecados veniais e afasta o espírito maligno. Por seu caráter exorcístico, se aspergem também o altar e as paredes da igreja, para purificá-los, assim como todo o povo, em sinal de penitência, e em lembrança do Batismo.

Em sua homilia, Dom Pedro destacou a importância de uma participação ativa na vida de comunidade. Congregada ao redor da Mesa da Palavra e da Eucaristia, a comunidade deve ser sinal vivo da presença do Ressuscitado no meio de sua gente.

A unção do altar foi feita com o Crisma. O óleo confere ao cristão, pelo segundo Sacramento, a perfeição de seu ser sobrenatural, faz também os reis, os sacerdotes e os pontífices. Por todas essas razões, o óleo santo, por sua vez, flui abundantemente sobre o altar, que é o Cristo Chefe, Pontífice e Rei, para d’Ele, como fez a água, atingir as paredes, a igreja inteira. Em seguida, também a igreja é ungida, nas cruzes fixadas nas quatro paredes do edifício, em sinal de triunfo, pois, a Cruz é o estandarte de Jesus Cristo e a insígnia de sua vitória.

Depois do rito da unção, colocou-se sobre o altar um fogareiro para queimar o incenso simbolizando com esse ato que o sacrifício de Cristo, perpetuado ali sacramentalmente, sobe até Deus como suave aroma, juntamente com as orações dos fiéis. A incensação de todo o espaço da igreja indica ser ela, pela dedicação, uma casa de oração. Também os fiéis foram incensados, por serem “templos vivos de Deus.

Procedeu-se, por fim, à iluminação festiva da igreja, pois Cristo é a luz para iluminar as nações. As velas colocadas no lugar das unções são acesas em sinal de alegria. Postas diante das cruzes, elas simbolizam os Apóstolos que, pela Fé no Crucificado, iluminaram o universo, o instruíram e o inflamaram de amor.

De maneira especial, neste Ano Santo Mariano, foi entregue ao culto dos fiéis lambarienses esse santo lugar, Casa de Maria, Senhora Aparecida, Morada de Deus e Casa de Irmãos.

A todos os colaboradores das obras de construção desta Igreja e aos que se dedicaram com carinho e zelo na realização da belíssima celebração, nossa gratidão!

PASCOM – LAMBARI - MG