Festividades em Honra da Senhora da Saúde, Excelsa Padroeira de Lambari

Foto-02

“A Santíssima Virgem entoou no Magnificat: “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.” Neste hino, a Virgem reconhece que o Todo Poderoso operou nela grandes maravilhas para torná-la a Mãe e a Porta da Divina Misericórdia. Sim, Maria Santíssima é verdadeiramente a Mãe da Misericórdia, pois nela se formou o autor e o princípio da misericórdia, Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Também a Porta pela qual adentrou no mundo este mesmo Deus-Homem, Verbo Eterno, Princípio e Fim. Na Ladainha de Nossa Senhora a Santa Igreja canta estas duas realidades: Mãe da Divina Graça e Porta do Céu.

Desde 1850, a Virgem Maria, Senhora da Saúde, em sua veneranda imagem, refulge no trono que a cidade das Águas Virtuosas para Ela preparou, apontando-nos o Cristo, Saúde dos nossos corpos e almas.

Neste Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, entremos pela “Porta do Céu”, a Senhora da Saúde, que nos convida a participarmos de suas festividades com os “corações ao alto”, mirando o Sol da Justiça, bendito fruto do seu ventre, a fim de que, instruídos por Ela, possamos dizer: “O nosso coração está em Deus!”

Foi com esta motivação que o povo lambariense e muitos visitantes se reuniram na Igreja Matriz de Lambari de 06 a 14 de agosto para o piedoso exercício da Novena que contou com momentos especiais: envio da Imagem da Padroeira a todas as Escolas Públicas e Particulares, Visita aos departamentos públicos, centros de saúde, Hospital, Novena das 15h com a oferta de alimentos e bênção do Santíssimo, e a Novena Solene com Santa Missa e Oferta de Flores, contando com a presença sempre terna e amiga de Bispos e Presbíteros que nos levaram a uma profunda reflexão sobre a misericórdia divina manifestada aos seus filhos e filhas.

“Senhora da Saúde, Porta da Misericórdia para o Povo Lambariense”. Este foi o tema proposto para as reflexões do Novenário que encheu de amor e zelo os corações de todos os que se fizeram presentes na Casa da Mãe da Saúde, para as festividades de sua Novena e Festa neste  Ano Santo da Misericórdia.

A Vigília foi presidida por sua Excelência Reverendíssima, Dom Pedro Cunha Cruz, na noite de domingo, 14 de agosto. Em seguida a Imagem da Padroeira seguiu em carreata para a Capela de São Benedito, no bairro Vila Nova, onde aconteceu um momento especial de Adoração ao Santíssimo com  a presença da juventude católica de Lambari.

A manhã do dia maior, 15 de agosto, foi marcada por orações e a pela primeira procissão reconduzindo a Imagem da Virgem à Igreja Matriz pelos ternos de Congadas. Às 9h, houve a celebração da Santa Missa com a Sagrada Unção para Enfermos e Idosos, presidida pelo Monsenhor Benedito Domingues de Paula, Vigário Paroquial. Ao meio dia, Santo Terço dos Homens e Solene Canto da Consagração a Nossa Senhora.

Às 18h, Solene Concelebração Eucarística presidida por Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo Emérito de nossa Diocese. Ao final da celebração, a Imagem da Padroeira foi solenemente coroada e ao som da Corporação Musical Irmão Paulo de Campanha, houve uma linda queima de fogos na Praça da Matriz.

Lambari exala, neste agosto festivo, o suave perfume das flores que sobem ao trono de sua Rainha e Padroeira, a Mãe de Misericórdia, como que a saudá-la por sua materna proteção!

Wagner Tadeu Alves

Pastoral Litúrgica