BISPO DIOCESANO CELEBRA DIA DE SÃO PEDRO

FOTO4Ontem, dia 29 de junho, Dom Pedro presidiu a Eucaristia na comunidade de São Pedro, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí. São Pedro é uma das 14 comunidades urbanas da Paróquia de São Gonçalo de Amarante. A Eucaristia foi bem participada pelos fieis, que deram início ao tríduo do Apóstolo. Em sua homilia, o bispo sobre o sentido da libertação de Pedro da prisão, seu chamado e a missão dos fieis de anunciar Jesus Cristo.

A intervenção do anjo de Deus na libertação de Pedro tem como significado a liberdade da própria Palavra de Deus. “Deixar o apóstolo Pedro aprisionado significa cercear a própria Palavra de Deus, não permitir que ela vá crescendo no mundo e libertando os corações das amarras da vida, do pecado, do distanciamento de Deus, da ignorância do próprio Cristo”. O apóstolo reconhece num sinal a intervenção milagrosa de Deus para libertá-lo do poder de Herodes e do que os líderes dos judeus esperavam: “Soltar as correntes dele é exatamente solar sua língua para que pudesse continuar a tarefa evangelizadora que o próprio Cristo lhe incumbiu”.

O bispo ajudou os fieis a refletir o sentido de serem chamados por Cristo, à luz do chamado de Pedro. Disse que Pedro era um homem simples. Tinha a profissão de pescador, mas não a formação de um fariseu ou doutor da Lei. Qual seria, então, a razão de o Senhor tê-lo chamado? “Deus tem seus planos. Vai fortalecendo Pedro, a quem ele quis chamar. Muitas vezes temos essa incógnita: Por que o Senhor me chamou? Por que ele me enviou e não enviou outros, que poderiam até ter capacidades melhores ou maiores do que eu? Certamente essa imagem voltava à mente de Pedro. Mas Ele (Deus) tem o seu plano”.

Recordou o momento em que Jesus perguntou aos discípulos quem diziam ser o Filho do Homem e também as respostas equivocadas que apresentaram, afirmando ser ele um dos profetas que havia voltado. “Ora, a alma desses profetas poderia entrar no corpo de Jesus? Se o povo fala sobre isso, ainda tem uma mentalidade errada. Jesus precisa, portanto, juntamente com os apóstolos libertar os homens dessa péssima concepção,... Jesus é muito mais do que os profetas mencionados. E esse homem tão simples como Pedro consegue responder àquela pergunta que Jesus não se daria por satisfeito se não ouvisse do grupo dos apóstolos que estão seguindo a Jesus, mas que ainda não tem condições de ver verdadeiramente quem é Jesus”.

Dom Pedro exortou os fieis à missão. Muitas pessoas no mundo de hoje também não sabem quem é Jesus. Como vão saber? No momento em que cada batizado se conscientizar que tem que abrir a boca anunciar e testemunhá-lo. “Nós temos o Espírito Santo pelo nosso batismo. Podemos então responder a quem nos perguntar”.