Solenidade de Santo Antônio em Campanha-MG

48Padroeiro do povo Campanhense, Santo Antônio é sempre aclamado e invocado durante todo ano nas celebrações realizadas na Catedral Diocesana, porém, no mês de junho acontece como de costume a Trezena e Festa de Santo Antônio na Comunidade Paroquial da cidade.

A trezena teve início dia 31/05 e encerramento no dia 12/06. Cada dia foi meditado um tema sobre as obras de Misericórdia espirituais e corporais, tendo em vista que estamos no ano santo da Misericórdia.

Santo Antônio foi exímio pregador do evangelho e praticou piedosamente todas obras de misericórdia; foi um santo caridoso, pai dos pobres e necessitados, homem zeloso e temente a Deus.

No dia 13 de junho a Igreja da Campanha-MG e o mundo todo celebram o dia de Santo Antônio.

O dia 13 de junho de 2016 começou com a Alvorada festiva, o dobrar dos sinos na Catedral ocorreu às 06h.

No momento em que o relógio marcava 12h, os sinos da Catedral começaram a badalar-se e ao mesmo tempo no alto falante da Igreja tocava-se o hino em Louvor a Santo Antônio, em seguida foi realizada a oração do Angelus.

Por Volta das 16hs os sinos da Catedral voltaram a tocar sinalizando a chegada das carreatas que vinham das comunidades urbanas e rurais da cidade, com seus respectivos padroeiros solenemente enfeitados em seus andores.

O Vigário Paroquial Padre Edson Pereira Oliveira, muito animado, com espírito missionário e sua sanfona, acolheu as comunidades que adentravam à casa de seu padroeiro maior Santo Antônio.  Cada comunidade foi recebida com palmas e cânticos de saudações e boas vindas.

Encerrando os festejos do Padroeiro, às 17h deu-se início a Santa Missa Pontifical da Solenidade de Santo Antônio Padroeiro da Campanha e da Catedral Diocesana.

A Missa foi presidida pelo Exmo. Revmo. Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelos padres Luzair Coelho de Abreu, Edson Pereira Oliveira e Carlos Henrique Machado de Paiva. Esteve presente na celebração o Diácono José Rodrigo, assim como todos os seminaristas das casas propedêutica e filosófica, acólitos, coroinhas,  ministros da palavra e da sagrada comunhão .

Dom Pedro Cunha Cruz destacou em sua homilia as obras de misericórdias espirituais e corporais meditadas durante toda trezena, relacionando-as com a vida de Santo Antônio que viveu e praticou obras de misericórdias. Santo Antônio se entregou completamente ao serviço de amor e caridade para com os mais pobres. Conhecido também como Santo Antônio dos pobres, ele ia sempre de encontro ao outro, dando de comer a quem tinha fome, de beber a quem tinha cede.

Nosso bispo deixou em destaque o grande pregador da palavra do evangelho que Santo Antônio foi, um homem jovem que viveu intensamente sua vocação sacerdotal.  Santo Antônio morreu muito cedo, mas viveu toda sua vida em santidade.

Que possamos aprender com Santo Antônio a dar o pão aos mais necessitados e sobre tudo o pão da palavra que é o próprio Cristo Jesus. Encerrou Dom Pedro...

Após a Santa Missa o grande número de fiéis e devotos de Santo Antônio acompanharam a procissão com a imagem do Santo e as dos padroeiros das comunidades rurais e urbanas pelas ruas da cidade.

Devotos enfeitaram suas casas, estiaram bandeirinhas pelas ruas para a procissão passar homenageando o padroeiro da Campanha/MG.  No momento em que a procissão se aproximava novamente da catedral, todos foram surpreendidos por uma linda queima de fogos e uma acolhida maravilhosa a Santo Antônio, todos catando o hino e saudando o santo Padroeiro da Campanha.

Dom Pedro abençoou os pães de Santo Antônio que foram distribuídos a todos os fiéis presentes na igreja, dando a bênção final a todos.

Esta foi a primeira vez que Dom Pedro como bispo titular da santa sé Campanhense presidiu a solene celebração de Santo Antônio, padroeiro da Campanha e de nossa Catedral Diocesana que é a igreja particular do bispo.

Bruno Henrique Santos - Paróquia Santo Antônio / Campanha-MG