Festa em honra a São Lourenço Mártir Padroeiro da cidade de São Lourenço/MG

016No dia 31 de julho de 2016 iniciou as celebrações da Festa do Mártir São Lourenço, na paróquia São Lourenço Mártir, na cidade cujo nome é o mesmo do santo, a qual pertence a Diocese da Campanha/MG.

Neste dia como segue a tradição, foi realizada a procissão, levando a primeira imagem do nosso padroeiro, saindo também da primeira igreja da cidade, a qual tem por nome Ermida Bom Jesus do Monte, com destino a igreja Matriz, seguida de missa solene.

Neste ano a festa do Mártir Lourenço, foi celebrada como lema “A Misericórdia é para todos”, em especial por este ser o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2015, o qual concluirá na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, em 20 de novembro de 2016.

Vale lembrar que no ano santo, a porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, ela se abre, sendo o caminho extraordinário para a salvação, porém neste ano o Papa estendeu a Porta Santa, para as catedrais diocesanas, e igrejas estabelecidas por elas.

Desta forma a Paróquia São Lourenço Mártir foi uma das escolhidas com a Porta Santa, passando por ela os fiéis receberá indulgência, desde que realizado seus requisitos, que é a remissão, diante de deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa.

No dia 01 de agosto, foi iniciada a novena em honra ao padroeiro São Lourenço Mártir, cujos temas de cada dia, foram voltados para a Misericórdia Divina, em cada dia os movimentos, pastorais e comunidades, levaram seus frutos colhidos com o serviço a Deus, sendo depositados aos pés de uma árvore.

Em cada dia da novena, tivemos como padres convidados a presidir a celebração, o qual fez seu sermão voltado para o tema proposto para o dia, sendo uma novena abençoada e cheia do Espírito Santo.

Encerrando a festa no dia 10 de agosto, dia do Mártir São Lourenço, houve às 10:00 horas, missa presidida pelo Bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho, em seguida houve uma homenagem ao Frei Aymoré, que passou por vários anos em nossa paróquia, principalmente dedicando a catequese.

Às 18:00 horas a celebração foi presidida pelo bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, seguida de procissão luminosa, a qual teve a presença da Banda Marcial Irmão Paulo de Campanha/MG.

Durante as noites da Festa do Padroeiro, foi realizada a quermesse no pátio da igreja Matriz, contando com shows, jantares, e barracas de alimentação diversas.

No ano de 2016 a festa em honra a São Lourenço Mártir, foi abençoada pelo Espírito Santo, preenchendo de Misericórdia os corações de todos os fiéis.

Gilson Gomes dos Santos