Bíblia: Palavra de Deus em Linguagem Humana

Braso D. PedroO mês de setembro é conhecido por todos nós como o mês da Bíblia. Neste período temático renovamos nosso interesse pela leitura e pelos estudos bíblicos. A Constituição dogmática Dei verbum do Concílio Vaticano II, recomenda vivamente a leitura assídua da Sagrada Escritura. Exorta todos os fiéis cristãos, religiosos e consagrados a esta frequente leitura (cf DV, 25). Quem não conhece a célebre frase de São Jerônimo que dizia: “Ignorar as escrituras é ignorar Cristo”? Se de um lado a Bíblia nos ajuda a conhecer mais a figura e a pessoa de Cristo; de outro, ela ajuda a entender e aprofundar aquilo que vivemos em Cristo, isto é, ela nos ajuda a decifrar o sentido de nossa vida cristã. Por isto, a leitura orante da Palavra de Deus, também chamada de sentido espiritual, nos ajuda a descobrir como a Palavra de Deus, dita em linguagem humana, continua a nos falar no hoje de nossas vidas. Aqui reside a inesgotável riqueza e atualidade da Palavra de Deus.

A cada ano que celebramos o mês da Bíblia, percebemos a inesgotável riqueza da Palavra de Deus. O povo cristão procura e encontra na Bíblia “o conhecimento de Deus e do homem e o jeito pelo qual o justo e misericordioso Deus trata com os homens” (DV, 15). Podemos dizer que ela é a revelação da graça e da misericórdia de Deus (cf DV, 2).

A importância e significado primeiro da Bíblia está no fato de Deus se revelar,

isto é, de se dar a conhecer no diálogo que estabelece conosco. Ele nos fala como a amigos e nos convida à comunhão com Ele. Mas não podemos nos esquecer que uma autentica leitura da Bíblia deve ser sempre acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o já mencionado colóquio entre Deus e nós. Neste sentido, é que vemos crescer cada vez mais entre os fiéis, a leitura orante da Bíblia. No silêncio e na oração, ouvimos Deus que nos fala. Assim, o mesmo Espírito que falou por meio dos Profetas, sustenta e inspira a Igreja no dever de anunciar esta mesma palavra acolhida e meditada.

O testemunho e o anúncio da Palavra de Deus é a melhor forma de o homem responder à iniciativa de Deus que vem ao seu encontro e dialoga através de suas palavras (cf.VD, 24).

Como é importante para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde a sede

que está no coração de cada homem, pois Deus, que não é indiferente, intervém na história a favor do homem e da sua salvação integral (cf VD, 23). Aproveitemos deste tempo oportuno, como portadores do amor e sinais da misericórdia de Deus, para comunicar na família, na Igreja e no mundo, a Palavra que nos ilumina, purifica e converte. Para isso, é necessário descobrir a urgência e a beleza de anunciar a Palavra para a vinda do Reino de Deus que o próprio Cristo pregou.

assinatura-dp