Deus é Amor (1 Jo 4,8.16)

Braso D. Pedro

Neste ano a Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil nos propõe a leitura e estudo da primeira carta de São João com o tema: “Para que n'Ele nossos povos tenham vida”; e o lema: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (Jo 4, 19). O amor não é só o tema central desta carta de São João, mas é a síntese de toda a Boa Nova do Reino anunciada por Jesus. Ele ocupa um espaço central na mensagem de Cristo e, por conseguinte, na vida de todo cristão. Quem quer seguir a Jesus como um autêntico discípulo, deve permanecer no seu amor.

São João ao combater a heresia dos gnósticos, que entendiam a vivência da fé como puro conhecimento racional, descreve Jesus como o Amor ou a Verdade encarnada do Pai. Por isso, a fé deve se manifestar através de ações misericordiosas. A prática dos mandamentos e as boas obras revelam se nós amamos e conhecemos a Deus. Obedecer a Deus significa caminhar na sua luz e seguir os seus caminhos; é viver na luz e não nas trevas; é tomar visível O Amor de Deus amando os irmãos. Jesus é a vida e a luz do mundo. Este é o autêntico critério de verdade para toda comunidade cristã. O Amor (Ágape) do qual fala São João é o mais sublime e verdadeiro; é o Amor com que Jesus nos amou. Um Amor intenso, sincero e abnegado. Sem este Amor não se consegue conhecer a Deus. Este Amor não é pura confissão verbal, mas deve ser demonstrado através de fatos e obras autênticas. Não há espaço para quem caminha na contramão deste Amor; caso contrário, viveremos nas trevas ou no ódio.

Todo cristão, enquanto batizado e templo do Espírito Santo, deve ser movido por este Espírito, pois é Ele que nos leva a viver e testemunhar o Amor de Deus, sobretudo em meio aos mais necessitados, sofredores e marginalizados. A perfeição do Amor cristão a Deus é comprovada pelo Amor que dedicamos aos irmãos. A comunidade cristã deve permanecer neste Amor de Deus de forma perseverante. Deus é Amor. Quem faz a experiência do Amor faz a experiência de Deus. Que a Palavra de Deus seja viva e eficaz para todos nós, e que deste Amor ninguém esteja excluído.

assinatura-dp