O testemunho dos santos mártires

Braso D. PedroO conceito de martírio (Martys, do grego) indica uma livre aceitação da morte pela fé, aonde o cristão expressa a sua profunda conformidade ou sintonia com a doutrina cristã na sua totalidade. O mártir, intimamente unido a Cristo, aceita a morte como ato de um amor supremo. Portanto, o martírio expressa a comunhão do fiel, sem reserva, a Deus. Neste sentido, o martírio também é um ato de amor. Tal morte é vista como testemunho da fé oblativa, que envolve toda a existência da pessoa. O martírio não é só um ato de “convicção” do crente, mas uma vida na graça que supõe o martírio como o seu ponto culminante. Deste modo, o martírio não deve ser visto somente pelo sacrifício do corpo, mas um ato total do homem de fé que engloba o seu exterior e interior.

A história da Igreja, sobretudo nos primeiros séculos, está cheia de exemplo de mártires que viveram esta integração testemunhal da unidade da fé, no seu aspecto interno e externo. O mês corrente que vivemos temos fortes exemplos desta integridade, como foram os mártires São Sebastião, São Fabiano e Santa Inês.

Se na linguagem da tradição cristã o nome mártir se aplica àquele que dá o testemunho de sua fé, pelo derramamento de sangue, não podemos deixar de considerar que Cristo é a autorreferência ou o protótipo de todo mártir cristão, pois no seu sacrifício da cruz Ele dá o testemunho mais elevado de sua obediência e fidelidade à missão que Deus Pai lhe confiou, aceitando livremente a morte. “Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade” (Jo 18, 37).

Destarte, o mártir cristão vem a ser a plena imitação de Cristo; ele participa plenamente do testemunho e da obra da salvação trazida e inaugurada por Cristo. O mártir, como todo cristão, é chamado a seguir a Cristo também na sua paixão, já que “o servo não é maior do que o seu Senhor” (Jo 15, 20). Ser mártir não significa ter consciência, simplesmente, dos fatos da vida de Cristo; mas vivenciar e testemunhar, até as últimas consequências, a verdade conhecida pela fé na revelação de Jesus Cristo.

Peçamos a intercessão dos santos mártires, a fim de vivermos este novo ano configurados a Cristo, empenhando todo nosso ser no anúncio do Evangelho e na dedicação de nossa própria vida. Um ano pleno de graça e paz do Senhor para todos.

assinatura-dp

 

Sky Bet by bettingy.com