1° Curso de Formação para agentes da Pastoral Universitária (PU)

20171118 134416Aconteceu no dia 18 de novembro no campus da PUC Minas em Poços de Caldas o primeiro Curso de Formação para agentes da Pastoral Universitária (PU), que reuniu participantes da Província Eclesiástica de Pouso Alegre. Nossa Diocese da Campanha foi representada por cinco jovens universitários da cidade de Varginha e um de Cambuquira. Os seminaristas Vinícios e João Paulo Alves, ambos do curso de Teologia, também participaram.

O curso foi dirigido pela Irmã Maria Eugênia Lloris, da Pastoral Universitária da PUC Minas, e pelo jovem Ismael Deyber Silva, secretário da Pastoral Universitária no Regional Leste da CNBB. As atividades tiveram início com uma oração ecumênica. Em seguida Irmã Maria Eugênia proferiu uma palestra com tema “Pastoral Universitária: o que é? Quais são os desafios atuais?”. Com muita propriedade sobre o assunto (21 anos), ela destacou que em primeiro lugar a PU tem como modelo de seguimento a figura do Bom Pastor encontradas em João 10, 1-10, bem como no Salmo 23 (22). Destacou ainda que a PU tem em vista tematizar a fé no âmbito universitário, promovendo o diálogo entre fé e razão, cultura e ciência, colaborando com a verdade dentro desse contexto. Mostrou que nesse sentido, a PU foge dos padrões paroquiais de pastoral para atingir alcance universal. Para tanto, dedica-se à reflexão espiritual, crítica e social junto aos universitários, sejam estes crentes, não crentes ou agnósticos. Inspirada no caminho de Emaús (Lc 24, 13-35), Irmã Maria Eugênia lembrou que a PU prioriza o processo enquanto capacidade de construir sentido junto aos jovens universitários que buscam a experiência de Deus de maneira mais profunda, não através da dedução ou indução, mas através da sedução que a experiência do caminho junto com Jesus é capaz de neles despertar. Por isso é uma pastoral dinâmica e do instante, antenada na história e de espírito aberto e crítico. Não se conforma e também não nega o mundo da pós-modernidade, mas, utilizando as palavras da Irmã Maria Eugênia, se faz “trans-pós-moderna, isto é, penetra nas brechas da cultura para elevá-la (trans) a altura do Evangelho”.

Em seguida foram apresentados os três eixos e os seus desdobramentos dentro da Pastoral Universitária: Espiritualidade, Reflexão-Formação e Sócio Educativo. Também foi aberta a palavra para discussão dos temas. Nesse momento, contou-se com a presença de Dom José Lanza Neto, Bispo Diocesano de Guaxupé, que muito contribuiu para o enriquecimento dos debates a partir de sua experiência.

No período da tarde os jovens de suas respectivas dioceses se reuniram, a fim de avaliar os trabalhos realizados e projetar outros novos a partir do curso. Este momento aconteceu sob orientação dos organizadores do curso. Em seguida houve plenário, com a participação de Dom José Luiz Magella, Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, que encerrou o curso presidindo a Celebração Eucarística.

Parabéns aos jovens da Diocese da Campanha que participaram do encontro! Juntamente com o apoio e assessoria do Pe. Noel e dos seminaristas Vinícios e João Paulo Alves, acredita-se que um grande trabalho será realizado nas universidades de nossa diocese a partir de agora, articulando os grupos já existentes e incentivando a criação de outros.

Texto: João Paulo Alves, seminarista do 1º ano de Teologia da Diocese da Campanha.