Diocese da Campanha participou da Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB

assLeste2Aconteceu de 14 a 16 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte/MG, a Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 (MG e ES) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários.

Eram cerca de 180 participantes entre bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos e leigas, coordenadores diocesanos de catequese, agentes e lideranças de pastorais, movimentos e organismos que atuam nas 32 (arqui)dioceses do Leste 2.

Da Diocese da Campanha participaram o Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Jean Poul, o representante dos presbíteros, Pe. Sérgio R. Monteiro e o coordenador diocesano da Pastoral Catequética, Pedro Henrique Mendonça Fernandes.

Na abertura, dia 14, foi apresentado pela coordenadora da Comissão Regional para a Animação Bíblico-Catequética, Lucimara Trevizan, o relatório sobre a atual configuração da catequese no regional, uma mostra da caminhada da catequese nas (arqui)dioceses e no Regional nos últimos dez anos, suas conquistas e desafios.

Depois, os participantes iniciaram as reflexões do tema central com a asssessoria do presidente da Comissão Nacional para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba/PR, que apresentou o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários e falou dos desafios e perspectivas da Iniciação à Vida Cristã hoje.

Os participantes contaram também com a ajuda do Pe. Vanildo de Paiva, da Arquidiocese de Pouso Alegre/MG, que falou sobre a Inspiração Catecumenal na Vida Pastoral.

Momentos de partilha entre bispos, coordenadores de pastoral, representantes de presbíteros e coordenadores de catequese, além de outros específicos por Províncias eclesiásticas marcaram a assembleia.

A programação contou ainda com a partilha de experiências de Projetos Diocesanos de Catequese das Arquidioceses de Mariana e Pouso Alegre e apresentação de pistas para a elaboração do projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã, pedido pelo Documento 107.

Momento marcante aconteceu na noite do dia 15, quando os participantes da assembleia celebraram a Eucaristia no Santuário Arquidiocesano da Imaculada Conceição, com grande afluência do povo de rua, para celebrar como Regional e antecipadamente o Dia Mundial dos Pobres. Ao final da celebração, bispos, padres e leigos partilharam um momento de alegre convívio e partilha do lanche com o povo de rua, preparado pelo Vicariato para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG.

O dia 16 foi dedicado às conclusões da assembleia e ao lançamento do Ano Nacional do Laicato.

Percebemos na assembleia que nossa Igreja Local tem dado passos de vanguarda, como estudo do Documento 107 com o clero e a assunção, com a arquidiocese de Pouso Alegre e a diocese de Guaxupé, do projeto provincial de Iniciação Cristã de Adultos, fruto de uma equipe de reflexão sobre a Iniciação Cristã formada por coordenadores de pastoral, coordenadores e assessores de catequese e liturgia das três Igrejas Locais. No entanto, o caminho está apenas se abrindo diante de nossos passos. Não podemos parar. É preciso avançar sempre.