Encontro Anual de Atualização do Clero – 2018

DSC 2272

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o clero da Diocese da Campanha reuniu-se no Hotel Recanto das Hortências para um momento de confraternização e de atualização teológica e pastoral. Foram momentos de convivência, de oração e de reflexão sobre alguns pontos da vida pastoral da Igreja. Na parte espiritual nos reunimos todos os dias com nosso Bispo Dom Pedro Cunha Cruz para celebrar a Liturgia das Horas e a Eucaristia.

E, na parte formativa, fomos ajudados pelo Pe. Adriano São João, Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Vice-Diretor, Coordenador do Curso de Teologia e Professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG) que refletiu com o clero sobre os 10 anos do “Documento de Aparecida” (resultado da V Conferência do CELAM e promulgado em 2007); Pe. Adriano mostrou a atualidade e a relevância do Doc. Aparecida que continua lançando luzes sobre a nossa realidade latino-americana e que, no Magistério do Papa Francisco, foi assumido para toda a Igreja em grande parte na Encíclica “Evangelii Gaudium”, deixando de ser apenas um documento eclesial continental para ser um documento da Igreja universal.

Tivemos ainda um momento com o Frei Paulo F. Massolini, OSA, Vigário Judicial da Diocese, que refletiu sobre as questões do processo de habilitação matrimonial, tendo em vista a sua complexidade e implicações nos processos de nulidade matrimonial, esclarecendo dúvidas e indicando caminhos, sobretudo aos párocos. Ainda tivemos uma exposição do Pe. Edson Oliveira Penha, ecônomo diocesano, sobre as questões administrativas da Diocese, falando sobre os vários tipos de gestão: gerencial, recursos humanos, financeira, contábil, patrimonial etc. E ainda outros comunicados pastorais foram dados pelos respectivos assessores.

Pe. Daniel Menezes Fernandes