XIX Seminário Diocesano de Pastoral da Saúde

20170930 132917"No dia 30 de Setembro, sob a proteção de Santa Rita de Cássia, na sua casa em Caxambú-MG, aproximadamente cento e cinquenta pessoas participaram do XIX Seminário Diocesano da Pastoral da Saúde, o tema escolhido para esse ano foi 'Que modelo de assistência espiritual necessita o nosso povo?' e ao longo do dia as atividades e reflexões trataram a esse respeito.

A primeira atividade do dia consistiu na ambientação espiritual e oração inicial conduzida pelo Pe. Aloísio Gustavo Dias, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Caxambú-MG.

Na sequência, a equipe diocesana de coordenação conduziu uma palestra sobre os desafios do agente de pastoral na promoção e prevenção da saúde. Nessa oportunidade cada equipe presente refletiu sobre seus desafios paroquiais, para que partilhemos as dificuldades, mas também a esperança e as possibilidades de encarar os embaraços da caminhada a fim de promover a saúde para nossos irmãos/ãs.

Outro momento enriquecedor do nosso seminário foi a palestra conduzida pelo Pe. Aylton Marcos de Jesus Santos, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Caxambú-MG, com o tema "Maria mãe da vida, a mãe do Salvador", aproveitando a ocasião do ano jubilar para percebermos a importância de Maria na vida da Igreja e a personificação da entrega que devemos realizar em nossa ação pastoral.

Após um almoço fraterno entre todos a primeira atividade da tarde foi a palestra: " Envelhecimento saudável" promovida pelo médico Paulo César Rosental, que tratou de questões como os desafios da prevenção em saúde, a preparação para o envelhecimento e a valorização da melhor idade.

O encerramento do seminário ocorreu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. José Douglas Baroni, vigário geral da diocese da Campanha, representando nosso bispo D. Pedro Cunha Cruz.

Nossa pastoral continua com sua missão de preparar bem nossos agentes com o objetivo de ir ao encontro dos nossos enfermos/as, prestando-lhes a devida assistência.

Reforçamos o pedido para que as paróquias que ainda não contam com a Pastoral da Saúde procurem a coordenação diocesana, realizamos fazemos a formação e o acompanhamento da caminhada pastoral com o objetivo de promover uma vida repleta de saúde para todos.

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós!

Texto escrito por Leonardo de Sousa Zaro - Vice Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde