4º Congresso Missionário Nacional

4 Congresso Missionário Nacional IIRespondendo sobre o questionamento de formar autênticos discípulos missionários, de 07 a 10 de Setembro de 2017, em Recife-PB, aconteceu o 4º Congresso Missionário Nacional com a temática: “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”. Essa temática vem impulsionar o discípulo missionário em sua caminhada – situada nas várias Igrejas particulares do Brasil. O Congresso também buscou incentivar a cooperação intereclesial e a dinâmica da missão Ad Gentes.

Nossa centenária Diocese da Campanha teve três representantes no Congresso: Padre José Roberto de Souza – Pároco da Paróquia São Sebastião em Varginha; Maria Júlia Tempesta Baratti, da Paróquia São João de Nepomuceno em Nepomuceno e tesoureira do Conselho Missionário Regional (COMIRE) Leste II; e o seminarista Ezequiel Messias Silva do 2º ano de teologia e também coordenador do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) do Regional Leste II da CNBB.

O 4º Congresso Missionário Nacional reuniu cerca de 600 pessoas, representando os 18 regionais da CNBB e mais outras 100 pessoas convidadas. Todos os participantes do Congresso foram hospedados nas casas das famílias da arquidiocese de Olinda e Recife.

O Congresso aconteceu de modo a contemplar quatro palavras motivadoras, uma para cada dia de Congresso, a saber: Encontrar, Contemplar, Discernir e Propor. O tema se desdobrou em três eixos: A Alegria do Evangelho; Sinodalidade e Comunhão; Testemunho e Profetismo. E como eixo transversal: “Igreja em saída na perspectiva ad gentes”.

Saímos do Congresso animados pela Alegria do Evangelho e motivados pelo Espírito Santo, que é o protagonista da missão, a fazermos cada dia mais a experiência do discipulado a Jesus Cristo. O que vivemos no Congresso foi uma boa experiência de encontro e de partida. Pois, chegamos de uma caminhada e partimos agora para continuar a caminhada, partilhando da Alegria do Evangelho com as comunidades.

O 4º Congresso Missionário Nacional além de uma forte promoção missionária a todo Brasil é também um momento de preparação brasileira ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado entre os dias 10 a 15 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra, capital federal da Bolívia.

Por Ezequiel Messias Silva