Festa das Famílias no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores

4No domingo passado (10/09) a comunidade filosófica do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores comemorou a Festa das Famílias, que é celebrada anualmente, estreitando a relação família-formação. Não poderia ser diferente, já que a Igreja considera isso fundamental, como é possível conferir em documentos e diretrizes da formação presbiteral, como também na exortação apostólica Amoris Laetitia: “Os laços familiares são fundamentais para fortificar a autoestima sadia dos seminaristas. Por isso, é importante que as famílias acompanhem todo o processo do Seminário e do sacerdócio, pois ajudam a revigorá-lo de forma realista.” (AL, 203).

Pela manhã, recebemos nossas famílias, que de todos os lados da diocese vieram com grande entusiasmo e alegria. Assim também estávamos os seminaristas, ansiosos pelo abraço apertado, pela presença aconchegante, pela conversa com palavras e olhares e pelo cheiro da família; essas coisas não se acessam por telefone ou por mensagens de whats app, por mais que sejam frequentes. Cada família trouxe, além de tudo isso, um algo para ser partilhado no café da manhã, que foi farto em quantidade e variedade.

Tendo tomado o café e (re)conhecido o espaço do seminário, como a maioria das famílias faz nessa ocasião, nos dirigimos todos para a Catedral de Santo Antônio, onde celebramos a Santa Missa. Presidiu o Exmo. e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo e primeiro formador diocesano, e concelebrou o Revmo. Pe. Edson Pereira de Oliveira, reitor da comunidade filosófica e vigário da Paróquia Catedral. Juntos, celebramos o Santo Sacrifício, comungando da Palavra e da Eucaristia, que nos alimentam na caminhada discipular com Jesus.

Em seguida, no seminário, almoçamos juntos e passamos uma boa tarde de confraternização: como comunidade cristã, nos fizemos única família que reza, faz refeição e se diverte, conhecendo os familiares daqueles que, diariamente na casa de formação, são a nossa família. A esse momento se seguiu uma conversa do reitor, Pe. Edson, com os pais/responsáveis dos seminaristas, momento de dizer da caminhada que tem sido feita e da expectativa para a formação dos presbíteros diocesanos da Campanha. Logo após, tomamos café juntos e nos despedimos de nossos familiares, que retornaram para as respectivas casas, deixando a alegria e o entusiasmo necessários para perseverarmos no seguimento de Jesus, nosso Pastor e Senhor, por quem nos apaixonamos e a quem queremos continuar nos configurando, com a “alegria do amor” que nos mantém unidos aos nossos familiares.

Comunicação/ Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores