Encontro de Espiritualidade Carmelitana da Comunidade OCDS “Sagrada Face”

WhatsApp Image 2017-09-06 at 08.42.05Nesse domingo de 03 de setembro de 2017, realizamos o primeiro encontro de espiritualidade da OCDS: Ordem do Carmelo Descalço Secular de Varginha. Foi um encontro voltado mais para a dimensão vocacional onde falamos o que é a Ordem Carmelita quando e como nasceu. Foi nos apresentado slides que bem resumidamente nos contou a história do nascimento do Carmelo.

Nossa irmã Marisa Ribeiro, Conselheira Provincial da nossa comunidade falou sobre Identidade do Carmelita Secular. Entre ensinamentos, conselhos e testemunho de vida cristã nos expôs o que é ser um Carmelita Secular: uma pessoa apaixonada por Deus. Vive sob a proteção da Virgem Maria inspirada pela doutrina de santa Teresa de Jesus, encontra seu alimento espiritual nas Sagradas Escrituras e na Eucaristia.

Irmão Ronaldo: Santa Teresa de Jesus fundadora dos Carmelitas Descalços nos revela as sete moradas do Castelo Interior. Santa Teresa de Jesus: a alma é de uma grande formosura e que o centro deste castelo que é o nosso interior, na morada central, a mais bela e profunda que é nossa alma está a Trindade.  Ela vai fazer uma viagem interior até o âmago da alma na busca Daquele que lá no seu centro está inserido.

Em Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Face evidenciou a doutrina da “Pequena Via”: fazer do ordinário o extraordinário.

Em Santa Elizabeth da Trindade: a alma mergulhada em Deus sente-se habitada pelas Três Pessoas Divinas.  Elizabeth se fixa em Lucas, capitulo dois, “A Virgem conservava todas essas coisas no seu coração”, isso é ser contemplativo, é meditar a Palavra de Deus. Olhando para Maria nós carmelitas ou não encontraremos o verdadeiro sentido de nossa vida que é ser como Elizabeth da Trindade: “Laudem Gloriae”

São João da Cruz, co-fundador do Carmelo masculino junto com Santa Teresa: “A situação “do homem”, de São João da Cruz, é a de homem de sempre: a busca do absoluto, o ideal da perfeição do nada, o encontro com o tudo.” Seus escritos são convites à subida do Monte que é Jesus.

Irmã Clara OCD: vida de oração é querer estar sempre com Deus. E a finalidade da oração é transformação de nossa vontade, a transformação de nosso entendimento e de toda nossa vida, isto é, a união de todo nosso ser com Deus.  Vida de oração é querer estar sempre com Deus.

Adriano OCDS: a exemplo de Santa Teresa de Jesus que nos deixou o testemunho de sua vida em seus escrito, Adriano nos relata sua experiência  de vida cristã em poucas palavras e faz nosso coração elevar a Deus através da  Lectio Divina; A meditação é a busca da verdade que é o amor de Cristo.

Helena: que dirigiu a adoração,  Padre José Roberto de Souza fez a bênção do Santíssimo e terminamos nosso encontro com a missa das 17 horas celebrada pelo Pe. José Procópio Júnior que acolheu com carinho os participantes. Deus seja louvado!

 

Sky Bet by bettingy.com