REUNIÃO CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL (CODIPA AMPLIADO)

20170902 112146No dia 02 de setembro de 2017, no Seminário Nossa Senhora das Dores ás 09:00 hs, reuniu-se o Conselho Diocesano de Pastoral com a  presença do nosso bispo diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Jean Poul Hansen e os Assessores e Coordenadores de cada Pastoral.

Começamos a reunião com a oração e lembramos sobre o dia 1º de setembro" Dia mundial de Oração pelo Cuidado da Criação" e ameaças que sofre a Amazônia no contexto atual, logo após foi feita a leitura da ata da reunião anterior, Pe. Jean acolheu os membros que participam pela primeira vez da reunião.

Neste dia fizemos a avaliação da formação permanente do clero referente ao Documento 107 de CNBB que vem propor novos caminhos para a “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. Foi feita também a avaliação da Romaria Diocesana à Aparecida, momento mariano para agradecer as graças pastorais e espirituais recebidas per toda nossa diocese sendo muito expressiva a participação dos féis.

Em seguida foram dados encaminhamentos aos assuntos seguintes;

1 - Planejamento e Calendário Pastoral para ano 2018;

2 - 1º Dia Mundial dos Pobres(19/11/17) criado pelo Papa Francisco como " um forte apelo à nossa consciência crente, para ficarmos cada vez mais convictos de que partilhar com os pobres permite-nos compreender o Evangelho na sua verdade mais profunda."

3 - Ano Nacional do Laicato: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na" Igreja em saída", a serviço do Reino. "Sal da Terra e Luz do Mundo"( Mt 5,13-14). A abertura  em cada diocese e paróquia na será realizada  durante a (Solenidade de Cristo Rei - 26/11/17). No legado para  o âmbito eclesial a proposta é criação do Conselho Diocesano do Laicato como preconiza o Doc 105 da CNBB, n.275, letra f. 4-Pastoral da Comunicação ( Site e Voz Diocesana) foi colocado a importância de ampliar a equipe e a necessidade de  leigos que possam contribuir na montagem de texto , artigos já que o houve um grande aumento no acesso ao site da diocese e Dom Pedro encerrou a reunião com a bênção final.

Escritor por Jacqueline de Souza Moreira