Nas pegadas de Jesus - Segunda turma do clero da Diocese da Campanha se reúne para retiro espiritual

WhatsApp Image 2017-08-25 at 16.34.51Quais são as motivações ou necessidades de um retiro espiritual? Segundo o pregador, pe Valdecir Gonzaga, que está conduzindo está segunda turma do Clero Campanhense em retiro; as motivações e necessidades são as mais variadas. O que não pode acontecer é o padre deixar de fazer esta experiência, este encontro com Deus, nestes dias especiais de oração.

Foi justamente pensando nesta necessidade forte de espiritualidade para o clero que o Retiro este ano, foi divido em duas turmas. Assim, caso haja alguma eventualidade ou compromisso em uma data, o padre terá sempre a outra opção de participar. Ajuda também este momento, o fato da diocese da Campanha ter um clero numeroso, com mais de cem sacerdotes a serviço do povo de Deus; com uma turma menor, este tempo de espiritualidade pode ser melhor vivido.

Tendo iniciado na tarde de segunda-feira, dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Campanha, aproveitou o momento para se reunir com os sacerdotes e orientar em alguns pontos da caminhada. De forma ampla Dom Pedro lembrou da importância da unidade em todos os campos em que atuamos: seja entre os padres (com a criação do Fraterno Auxílio Presbiteral), seja com a Diocese (respeitando os prazos e orientações da mesma), seja com a CNBB (nossa Diocese, juntamente com todas do Brasil, está convidada a dar sua contribuição à entidade).

O momento espiritual começou com a celebração da Santa Missa. Logo a seguir o jantar, foi apresentado ao clero o pregador Pe. Valdecir Gonzaga, da diocese de Jaboticabal, mas que atualmente está a serviço da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A proposta do pregador é caminhar “nas pegadas de Jesus”. “A cada dia vamos acrescentar algo diferente nesta caminhada, andar com Jesus nos diversos caminhos e nas diversas situações que falam à nossa vida” disse pe. Valdecir. O primeiro dia do retiro foi concluído com um momento Mariano, recordando os 300 anos de bênçãos de Aparecida.

Fica o convite aos sacerdotes, que já fizeram o retiro espiritual neste ano, e aos leigos envolvidos nos mais diversos serviços e ministérios dentro da nossa Diocese, a estar unidos em oração com os padres que estão em Passa Quatro. A despeito da frente fria que atingiu a cidade na madrugada de segunda pra terça-feira; que eles possam sentir seus corações aquecidos pela força e o  calor do Espírito Santo.

Texto e Fotos por Pe. Marcos Menezes