Diocese peregrina e celebra 300 anos da Senhora Aparecida das águas

WhatsApp Image 2017-08-17 at 13.59.20Celebrando os 300 anos de bênçãos derramadas sobre todo o Brasil desde o encontro da imagem de N. Sra. da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul e concluindo os dois anos de visita da imagem peregrina da padroeira do Brasil ao sul de Minas, nossa diocese da Campanha/MG fez-se peregrina ao Santuário Nacional no último sábado, dia 12 de agosto.

Desde muito cedo, peregrinos vindos das mais variadas paróquias de nossa centenária diocese, ajuntavam-se ao redor de um grande terço, levado pelo Terço dos Homens de Heliodora/MG e colocado à frente da Tribuna do Papa Bento XVI, onde às 7h30 todos os corações se uniram na meditação e oração do terço. Homens do terço dos homens, movimento florescente na diocese; casais das Equipes de Nossa Senhora, padres do clero campanhense, religiosas e seminaristas entoaram louvores ao Senhor pelas mãos da sua e nossa mãe, que encontraram eco nas almas e nas vozes do povo peregrino.

Às 09h, no altar central da Basílica, Dom Pedro Cunha Cruz presidiu uma numerosa assembleia eucarística, ponto alto da peregrinação diocesana. Clero e povo se faziam representar abundantemente e celebravam há exatos 60 dias do grande jubileu a maternidade eclesial de Maria. Na sua homilia, comentando as Bodas de Caná (Jo 2,1-12), nosso bispo diocesano pediu à Senhora Aparecida pelo Brasil e pelos brasileiros para que experimentem dias de mais justiça e prosperidade, afastando do país e da nação todos os males, especialmente o da corrupção. Incontida pela veracidade da prece experimentada na vida e contida no coração de cada peregrino, a assembleia aplaudiu a súplica do sucessor dos apóstolos.

Após a eucaristia, todos os presentes ao Santuário puderam participar da tocante cerimônia de coroação da imagem de N. Sra. Aparecida, em preparação para o grande jubileu dos 300 anos de bênçãos, a ser celebrado no próximo dia 12 de outubro.

Revigorados pelo afago materno e comprometidos com o mandamento de Maria: «Fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser» (Jo 2,5b), os discípulos-missionários da diocese da Campanha voltaram para suas comunidades na alegre esperança de fazer-se peregrino em 11 de agosto de 2018, próxima edição da Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida.