PROCISSÃO E MISSA MARCAM OS 75 ANOS DA DIOCESE DE OLIVEIRA

20620975 1588752351199843 1646837817245518743 nCom uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Oliveira e uma missa solene em ação de graças, foram comemorados, na noite de quinta-feira (3), os 75 anos da instalação canônica da Diocese de Oliveira.

A procissão teve início na Igreja Matriz, na Praça XV de Novembro, seguindo para a Catedral Nossa Senhora de Oliveira, na Praça Doutor José Ribeiro da Silva, onde concelebraram a missa, além do bispo diocesano, dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, o bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho e os bispos Pedro Cunha Cruz (Campanha – MG)), Célio de Oliveira Goulart (São João Del Rei - MG), Wellington de Queiroz Vieira (Cristalândia – TO), Geraldo Vieira Gusmão (Porto Nacional - TO) José Aristeu Vieira (Luz – MG) e José Carlos Souza Campos (Divinópolis – MG). Também participaram da celebração, padres de diversas cidades que integram a Diocese de Oliveira. O bispo de Teófilo Otoni (MG), dom Aloísio Jorge Pena Vitral, e o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Geovane Luís da Silva, não conseguiram chegar a Oliveira em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, que bloqueou diversas estradas em Minas Gerais.

Durante as comemorações foram entregues a representantes das 30 paróquias distribuídas nos municípios de Oliveira, Aguanil, Bom Sucesso, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Cristais, Desterro de Entre Rios, Itaguara, Passa Tempo, Perdões, Piracema, Ribeirão Vermelho, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula e São Tiago imagens de Nossa Senhora de Oliveira. O objetivo é a divulgação da devoção à padroeira, que ainda não é conhecida em muitas paróquias fora da sede da diocese. As festividades foram encerradas com uma apresentação do Coral Vozes em Canto.

Criada pela Bula “Quo uberiores fructus”, do Papa Pio XII, a diocese de Oliveira foi desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte. A instalação oficial ocorreu em 8 de dezembro de 1945, com a posse de seu primeiro bispo, dom José Medeiros Leite, que permaneceu à frente da diocese até 1974. Nos 75 anos de existência também estiveram à frente da diocese os bispos Antônio Carlos Mesquita, Francisco Barroso Filho e Jesus Rocha. Desde o dia seis de dezembro de 2007 a diocese é dirigida por dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro.

Fotos por Marcelo Praxedes