Religiosa em Caxambu celebrou 60 anos de consagração

Ir Ana FranciscaNa noite do sábado, 29 de julho, a comunidade religiosa das Irmãs Filhas de Sant’Ana, de Caxambu/MG, reuniu-se para celebrar junto à festa de seus patronos, São Joaquim e Sant’Ana, pais da Virgem Santa Maria e, portanto, avós de nosso Senhor Jesus Cristo, os 60 anos de consagração religiosa da Ir. Ana Francisca da Costa.

Ir. Francisca, como é conhecida há 60 anos, é mineira, nasceu em Machado/MG, aos 17 de abril de 1934, onde foi batizada com o nome de Terezília. Entrou para a Congregação das Filhas de Sant’Ana em 1955 e fez sua formação no Recife/PE. Sua primeira profissão, quando passou a se chamar Ir. Ana Francisca, foi celebrada em 26 de julho de 1957 e sua profissão perpétua, na mesma data de 1962.

Assistente social de profissão, Ir. Francisca aprofundou seus conhecimentos em Roma, sobre a Espiritualidade e Carisma das Filhas de Sant’Ana, na Casa Geral, na Via Merulana, onde mais tarde viveria por 12 anos, servindo sua congregação como Assistente Geral, ocasião em que levou as Filhas de Sant’Ana para a Índia, a Eritréia e para a Terra Santa, entre muitos outros serviços prestados com intensidade e sabedoria à sua família religiosa. Também em Roma, Ir. Francisca estudou Teologia da Vida Religiosa, com os Claretianos. Antes e depois de seus serviços no governo geral, em Roma, Ir. Francisca foi superiora provincial das Filhas de Sant’Ana no Nordeste e coordenou várias comunidades tanto no Nordeste quanto no Sudeste brasilero.

Desde 30 de abril de 2004, a jubilanda coordena a comunidade religiosa das Filhas de Sant’Ana de Caxambu/MG, estabelecida junto ao hospital daquela cidade, onde desempenhou a função de assistente social até sua aposentadoria. Ainda hoje, ela continua sua missão na assistência espiritual dos enfermos e de outras pessoas que a procuram para pedir sua ajuda nos momentos difíceis, tanto no plano material como espiritual.

“Ir. Francisca é uma irmã de profunda vida de oração e sentido de pertença à Família Religiosa das Filhas de Sant’Ana”, afirma Ir. Ana Gilza, sua irmã de comunidade. “É amiga, irmã, companheira de caminhada, conselheira e mãe, conforme o  nosso carisma. Nesta etapa da vida faz a experiência de filha, que, na sua fragilidade, precisa do nosso apoio e ajuda em muitos momentos da caminhada, na humildade e simplicidade. Somos agraciadas por tê-la junto a nós para bebermos de sua fonte inesgotável de sabedoria, de experiência de Deus”, completa a religiosa.

A santa missa do jubileu de diamante da Ir. Ana Francisca foi presidida pelo Côn. José Douglas Baroni, vigário geral da Diocese da Campanha e contou com a presença de muitos amigos das religiosas, quer seja de Caxambu, quer seja de outras localidades. Na homilia, o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Jean Poul Hansen, ressaltou a fama que as Sagradas Escrituras atribuem aos homens e mulheres de misericórdia, que entregam sua vida pelos outros, conceito bem diferente daquele dos famosos de hoje.

Rendamos graças a Deus por tão generoso dom de sua providência em nosso meio! Sigamos seus passos. E anunciemos, neste mês vocacional, que o Senhor ainda hoje chama homens e mulheres para o seguirem de forma radical na consagração religiosa.

Se você quer conhecer melhor o carisma das Filhas de Sant’Ana, entre em contato com a Comunidade de Caxambu:

Rua Mons. João de Deus, 92

Caxambu/MG – 37440-000