Clero da diocese se reúne em torno do tema da Iniciação à Vida Cristã

IMG 0474O encontro de formação permanente do clero aconteceu no Seminário Diocesano N. Sra. das Dores, na Campanha, nesta terça-feira, dia 1º de agosto, das 09 às 16h.

A assessoria foi do Pe. Vanildo de Paiva, da arquidiocese de Pouso Alegre, mestre em Psicologia, autor de vários livros, redator da revista ECOando e assessor das comissões de Liturgia e de Iniciação Cristã de Adultos, da sua arquidiocese.

O período da manhã foi marcado por dois momentos: primeiro uma Leitura Orante do capítulo 4 do evangelho de São João, o encontro de Jesus com a mulher samaritana, e depois, uma abordagem do Documento 107 da CNBB, aprovado na recém-realizada 55ª Assembleia Geral e que acaba de ser publicado. Pe. Vanildo ofereceu ao clero sete chaves para adentrar ao conteúdo do documento que fala da “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. À tarde, apresentou o projeto provincial de Iniciação Cristã de Adultos, uma abordagem prática, concreta, daquilo que estudávamos pela manhã. Ao final da sua apresentação o clero fez observações ao projeto que serão levadas em conta pela equipe da província eclesiástica. Contudo, o clero presente com mais de 80% de seus membros votou pela assunção do projeto provincial de Iniciação Cristã de Adultos em nossa diocese, de maneira progressiva, respeitando as realidades paroquiais.

Três outras intervenções marcaram este encontro: antes do almoço, em nome do clero, o Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva saudou Dom Pedro, nosso bispo diocesano, que neste dia 04 celebra 27 anos de ordenação presbiteral; ao fim da tarde, o assessor da Pastoral Litúrgica, Pe. Daniel Menezes Fernandes, apresentou o projeto do folheto litúrgico diocesano, que foi assumido por todos, unanimemente; por fim, o Pe. Lucas Reis Pereira, assessor da Pastoral do Dízimo, deu notícias sobre a articulação desta pastoral nas foranias, com a figura de um assessor forâneo da Pastoral do Dízimo.

Agradecidos ao assessor e aos mais de 80 participantes, encerramos nosso encontro animados com estes projetos pastorais de nossa Igreja e dispostos ao trabalho que eles exigem de nós, uma vez que a Iniciação à Vida Cristã, com foi insistido no encontro, não é mais uma pastoral ou mais um empenho da catequese, e sim, um novo paradigma para toda a ação pastoral da Igreja no Brasil.

Fotos: Pe. Joaquim J. Soares.