RETIRO ESPIRITUAL DAS CASAS DE FORMAÇÃO

retiro-espiritual-casas-formacao-2017Nos dias 28, 29 e 30 de julho aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha, o retiro espiritual das três casas de formação (Propedêutico, Filosofia e Teologia). Foram dias de convivência e intimidade com o Senhor da Messe. Esse momento de vivência espiritual foi orientado e conduzido pelo Cônego Luzair Coelho de Abreu.

O retiro teve início no começo da noite da sexta-feira (28) com a celebração da Santa Missa, e após foi servido o jantar. Depois de um período de acolhida e convivência entre os seminaristas, fomos convidados a adentrar ao momento de reflexão e oração pessoal.

O pregador do retiro nos chamava para fazer um caminho de intimidade e principalmente de oração, citando o Catecismo da Igreja Católica, que diz que a oração é um ato de humildade. Com essa motivação, tivemos ao longo dos três dias sete reflexões, intercaladas entre períodos de oração pessoal.

As reflexões nos levavam ao um itinerário espiritual com o Senhor. A primeira foi sobre olhar para a nossa pessoa, nos fazendo olhar para os nossos defeitos e qualidades. A segunda foi sobre a realidade do pecado e as situações de sombra de nossa vida. A terceira provocava uma reflexão sobre o inferno e a misericórdia do Senhor. A quarta, a quinta, a sexta e a sétima foram intimamente ligadas a pessoa de Jesus Cristo: encarnação, estilo de vida (vocação), paixão e ressurreição. Em cada momento de reflexão eram apresentados vários textos sagrados que serviam de balizas para nosso momento de oração pessoal. Ao longo dos dias que seguiram tivemos também momentos de oração comunitária, terço e adoração.

Finalizamos o retiro no domingo (30) com a Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo Cônego Luzair e Padre Sérgio (Reitor da etapa da Teologia). Após a Santa Missa, foi servido o almoço, e depois cada seminarista retornou para sua comunidade para dar início ao semestre formativo.

Por fim, rendemos graças ao Senhor da Messe por tudo que vivemos ao longo desse fim de semana. Que a Senhora das Dores, padroeira das casas de formação de nossa querida Diocese, interceda por nosso processo de discernimento vocacional. Amém!