Um pentecostes nas férias de seminaristas

DSCF3010Os 50 anos da Renovação Carismática Católica no mundo, 30 anos do RENASEM em Minas Gerais e 25 anos da Comunidade Evangelizadora Magnificat foram vivenciados com grande júbilo pelos seminaristas e padres.

Por Fábio Machado – Comissão de Comunicação

O mês de julho é aguardado ansiosamente pelos seminaristas. Momento de curtir as férias na companhia da família, dos amigos e da paróquia de origem! Mas para aqueles que viveram seu despertar vocacional dentro de um grupo de oração da Renovação Carismática Católica, férias é também sinônimo de retiro para seminaristas, ou seja, é oportunidade única de ir ao RENASEM.

A edição de 2017 aconteceu na Diocese da Campanha, na sede da Comunidade Evangelizadora Magnificat, em Três Corações - MG. Aproximadamente quarenta seminaristas e sacerdotes de diversas dioceses mineiras vivenciaram um novo pentecostes com pregações, momentos de oração, confissões, vigília Eucarística e missão de porta a porta na Comunidade Jesus Misericordioso da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Para o bispo diocesano Dom Pedro Cunha Cruz o sacerdote deve priorizar a espiritualidade; “o povo gosta quando vê um padre rezando, ter uma espiritualidade é um diferencial para o sacerdote”.  A missionária Celina Borges também esteve presente no RENASEM, em sua fala destacou a importância da renúncia, “uma das coisas que mais impressionaram é saber que vocês seminaristas mesmo depois de um semestre de muito estudo vocês vêm para o RENASEM nas férias”. Já a pregadora Ticiana Silvério da Silva, coordenadora do Ministério Música e Artes da RCC da Campanha, convocou os seminaristas a voltarem ao primeiro amor, “o Senhor vem ao nosso encontro mas respeita o nosso livre arbítrio, é tempo de escutar o Senhor com oração de intimidade”.

Os participantes testemunharam a importância do retiro para sua vocação. Para o irmão Elias Zanateli, Comunidade Evangelizadora Magnificat, “o RENASEM  confirma a minha vocação, me lembra quando de onde eu sai, do povo que caminhou junto comigo, que  me instruiu  e claro me ajuda a fortalecer a caminhada vocacional e me dá um novo ânimo”, já Lucas Santiago da Arquidiocese de Mariana afirma que  “o RENASEM é avivamento da minha vocação”, Weligton Pereira, diocese de Governador Valadares, diz que viveu seu ápice na Missa de Abertura com Dom Pedro: “ o RENASEM é restaurador, na missa de abertura na ação de graças fui profundamente tocado”. Para Otávio José da Arquidiocese de Juiz de Fora “o RENASEM  revigora o chamado e dá ânimo para o seguimento fiel de Jesus”.

A próxima edição do RENASEM será em Belém do Pará entre os dias 08 a 12 de janeiro, em âmbito nacional. As inscrições serão feitas pelos coordenadores estaduais do Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica.