Escola Bíblico-Catequética Diocesana promove sua terceira etapa: o APROFUNDAR

WhatsApp Image 2017-07-05 at 13.50.07Nos dias 1º e 2 de julho, membros das equipes de coordenação de Catequese das paróquias de nossa Diocese, bem como a Equipe Diocesana de Catequese e a Equipe de Assessores participaram da terceira etapa de formação da Escola Catequética: o APROFUNDAR.

Estiveram presentes 59 das 71 paróquias da diocese, com destaque para as foranias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora dos Montes, com 100% de participação.

Na mesma linha de reflexão do documento 107 da CNBB (Iniciação à vida cristã: itinerários para formar discípulos missionários), partimos do texto bíblico Jesus e a Samaritana (João 4). Bebendo da fonte de água viva, que é o próprio Jesus, fazendo a experiência do encontro pessoal com ele, buscamos luzes para o nosso trabalho com crianças e adolescentes, tendo o Catecumenato como referência catequética inspiradora.

Com esse encontro, completamos pela primeira vez o itinerário de formação da Escola Catequética proposto em 2016: DESPERTAR – formação inicial de catequistas; AVANÇAR – formação continuada para catequistas; APROFUNDAR – aprofundamento para equipes de coordenação de catequese.

Dentre os elementos inspiradores do catecumenato para a catequese com crianças e adolescentes, os catequistas presentes elencaram três como sendo os mais necessários à nossa realidade diocesana:

•          A acolhida: o encarinhar o catequizando dando-lhe atenção “personalizada”, numa catequese mais humana e menos burocratizada.

•          A centralidade da Palavra de Deus: fonte primeira da Catequese, partilhada e meditada, de forma especial na Leitura Orante.

•          O caráter celebrativo: a catequese e a liturgia são dimensões de um mesmo mistério, que precisa ser conhecido, experimentado e celebrado.

Neste Ano Mariano, suplicamos à Mãe Aparecida, encontrada na profundeza das águas, que nos ajude a APROFUNDAR sempre mais no encontro, no seguimento e no anúncio do seu Filho Jesus.

Pedro Henrique Mendonça Fernandes

Coordenador da EBCD Dom José Costa Ca