Visita Pastoral de Dom Pedro à Monsenhor Paulo

REUNIAO PADRES

Atendendo às normas do Direito Canônico e cumprindo sua vocação de pastor, o Bispo Diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, realizou a visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Monsenhor Paulo nos dias 24 e 25 de junho de 2017. Dom Pedro foi recebido, na manhã de sábado pelo Pároco, padre Alzir Sales Coimbra.

Sua primeira atividade pastoral foi um encontro às 9:00h, com as autoridades municipais, diretores e presidentes das instituições locais, ocasião em que lhes deu a oportunidade de se apresentarem e descreverem sobre suas atividades a fim de conhecer o trabalho  desenvolvido no território urbano e rural da paróquia bem como conversar um pouco sobre o município.

O bispo explicou em que consiste a visita pastoral. Falou da importância desse contato mais próximo com as paróquias e suas respectivas comunidades, o que lhe permite conhecer as diferentes realidades do povo de Deus confiado ao seu ministério episcopal. Em seguida, às 11:00h, o Bispo Dom Pedro reuniu-se com os padres da Forania Nossa Senhora das Fontes. Às 15:00h, o Bispo Dom Pedro, reuniu-se com os representantes do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), constituído por leigos que coordenam os diversos movimentos e pastorais e que ajudam na promoção da ação pastoral na paróquia.

Em seguida, reuniu-se com os membros do Conselho Administrativo Paroquial, órgão que auxilia o pároco na administração dos bens da paróquia. Ás 19:00h presidiu a Missa na Matriz, concelebraram com o senhor Bispo Diocesano o pároco Pe. Alzir Sales Combra e o Diácono Wendel de Oliveira  Rezende com a participação especial das Comunidades Rurais e logo após reuniu-se com os leigos representantes das Comunidades Rurais, onde todos tiveram a oportunidade de se expressarem.

No dia 25, domingo, às 09:00h, Dom Pedro, teve um encontro com os responsáveis pela Iniciação Cristã: Catequese, Pastoral do Batismo e Pastoral Litúrgica, ocasião também em que lhes deu a oportunidade de fazer questionamentos sobre situações práticas vivenciadas por eles como missionários leigos e os incentivou a perseverar na missão. Logo após,às 11:00h, o bispo teve um encontro com os jovens.

E em seguida, às 15:00h , o senhor  Bispo visitou às Comunidades Urbanas acompanhado do pároco Pe. Alzir Sales Coimbra e do Diácono Wendel de Oliveira Rezende. Às 19 horas,  Dom Pedro presidiu a Eucaristia, concelebraram também com o senhor  Bispo Diocesano o pároco Pe.Alzir Sales Coimbra e o Diácono Wendel de Oliveira Rezende, missa de encerramento da visita pastoral na Matriz.