Bispos e padres participam da Assembleia CONSER Leste 2

SantuarioArcebispos, bispos e padres estiveram reunidos nos dias 05 a 08 de junho, na Casa de Retiros Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, em Caeté (MG), para a Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) e  Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral.

O encontro que reuniu 80 participantes teve como tema central a “Iniciação a vida Cristã e Comunidade”, com ênfase no RICA (Rito de Iniciação à Vida Cristã de Adultos), uma das urgências pastorais assumidas pelo Conselho Episcopal do Leste 2 para o quadriênio 2015-2019. A assessoria do tema central ficou a cargo do teólogo, padre Francisco Taborda, que apresentou pistas e etapas de preparação de um catecumenato.

Outra pauta presente no encontro foi a apresentação de dados, quantitativos e qualitativos, da pesquisa sobre o Catolicismo e a Modernização Brasileira e seus desafios institucionais. A pesquisa é resultado do trabalho da socióloga e professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e colaboradora do CERIS, Silvia Fernandes, que demonstrou a evolução das denominações religiosas no Brasil e na América Latina nos últimos anos.

O segundo dia da Assembleia foi marcado pelas sessões reservadas dos (arce)bispos para encaminhamentos de assuntos pastorais e administrativos do Regional. Já os coordenadores de pastoral tiveram uma formação sobre a conscientização e organização da Pastoral do Dízimo conduzida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Edson José Oriolo dos Santos.

O encerramento da Assembleia do CONSER e Encontro dos Coordenadores de Pastoral aconteceu na manhã de quinta-feira, 08 de junho, com a celebração Eucarística na Ermida da Padroeira de Minas Gerais - Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG). A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba (MG) e presidente do Regional Leste 2, dom Paulo Mendes Peixoto; e concelebrada por dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo diocesano de Vitória (ES) e vice-presidente, e dom José Carlos de Souza Campos, secretário e bispo diocesano de Divinópolis (MG).