REUNIÃO CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL (CODIPA)

WhatsApp Image 2017-06-09 at 11.01.22Campanha, Sábado, 03 de junho de 2017, no Seminário Nossa Senhora das Dores ás 09 hs reuniu-se o Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA Ampiado), presentes o nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, o Coordernador Diocesano de Pastoral, Pe. Jean Poul Hansen e os Assessores e Coordenadores de cada Pastoral.

Pe. Guilherme Gouvêa falou do Doc. “Do Conflito à Comunhão”, tendo em vista os 500 anos da Reforma Protestante, destacou que celebrar a Reforma hoje não seria produtivo, visto que são realidades históricas distintas, tanto na via pastoral da Igreja católica, quanto nas outras denominações. Ainda, que o prisma dos 500 anos está voltado para Cristo e não na divisão que causou. O Papa Francisco tem produzido ações positivas, com conclusões concretas que privilegiam o diálogo; uma das conclusões dos simpósios sobre o assunto é que Maria é ponto de unidade, tanto que a Igreja traduziu textos de Martinho Lutero sobre ela.

Entre os assuntos tratados, foi comentado que a revisão do IV Plano de Pastoral de Conjunto não seria interessante, no entanto está sendo elaborado um folder, apresentado na reunião, com pistas de leitura, estudo e aplicação, considerando as dificuldades apontadas na assembleia de revisão.

Dom Pedro disse que não é necessário um novo Plano Diocesano, mas sim, se desarmar dos modelos pessoais para assumir o modelo único que foi aprovado por todos, reiterando a necessidade de aplicação do plano e da adesão de todos, padres e leigos. Quanto a formação de leigos, Pe. Jean Poul lembrou dos apelos na assembleia para que seja descentralizada, com realização de encontros por foranias; informou ainda que está sendo estudada uma comissão de redatores para confecção de material próprio da diocese. Os presentes opinaram, relatando sobre dificuldades financeiras que impedem mandar os leigos, a saturação de formação, a falta de formação para liderança.

Sobre a iniciação à vida cristã, Pe. Daniel informou que está sendo feito um material comum para as três Dioceses da Província – Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre, que visa inserir a pessoa na vida litúrgica, no domingo e na comunidade progressivamente.

Pe. Jean falou da solicitação dos padres de uma programação antes da missa na Romaria Diocesana à Aparecida, a ser realizada no dia 12/08, assim, haverá reza do terço na Tribuna Bento XVI, às 07:30h.

Na reunião com os Vigários Forâneos, iniciaram os estudos para o Estatuto das Foranias e que cada uma realizará o “Dia da Forania”, já definido que o próximo tema será o Doc. 105 da CNBB, em vista do Ano do Laicato, em 2018.

O Diácono Wendel falou que a Comissão do Diaconato Permanente está elaborando o estatuto que irá disciplinar a formação em nossa Diocese, o processo pedagógico, material para estágio pastoral, bem como os critérios pessoais, eclesiais e familiares para os candidatos; falou também que há intenção em desvincular a EDT – Escola Diocesana de Teologia, da formação do Diaconato Permanente; Pe. Jean completou que esta deve ser pensada na perspectiva da formação sacerdotal.

Nas considerações finais, Pe. Daniel expôs sobre o Folheto litúrgico único a ser implantado na Diocese no próximo ano, com cantos próprios do Hinário Diocesano, buscando garantir a unidade litúrgica e falou da I Semana Provincial de Liturgia, de 24 a 28 de julho, em Itajubá/MG.

Pe. Jean divulgou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Catequese, pela Faculdade Católica de Pouso Alegre, com duração de um ano. Comunicou que a próxima reunião será dia 02/09, às 09:00h e encerrou a reunião, pedindo ao Vigário Geral, Pe. Douglas Barone que desse a bênção final.

Escrito por:

Mirian de O.Cristiano Nascimento