VII FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas) do Regional Leste II da CNBB

WhatsApp Image 2017-06-06 at 08.29.08Entre os dias 02 e 04 de Junho, na Diocese da Campanha-MG, na cidade de Três Corações, aconteceu a 7ª edição da Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) do Regional Leste II da CNBB, que teve como Tema: “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”. O Padre Jean Poul Hansen, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese da Campanha, foi o assessor convidado para refletir com os mais de 50 seminaristas representantes de 21 dioceses de 32 que compõem o Regional.

Teve início na noite de 02 de Junho com a abertura feita por Dom José Lanza Neto, Bispo Diocesano de Guaxupé-MG e Referencial para a Animação Missionária no Regional Leste II. Também estiveram presentes o Padre José Geraldo, Coordenador do Conselho Missionário do Regional Leste II (COMIRE), Iva da Silva que é secretária do COMIRE, Maria Júlia que é tesoureira do COMIRE e Ezequiel Messias que é o coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Leste II. 

No sábado, 03, pela manhã os COMISES partilharam um pouco de suas atividades missionárias dentro e fora da casa de formação presbiteral. A partir dessas partilhas o coordenador COMISE do Regional motivou os seminaristas a manter contato uns para com os outros fortalecendo o vínculo que até o presente momento foi adquirido. Também falou da importância do COMISE e como deve ser articulado, além de motivar que haja mais iniciativas do COMISE dentro da casa de formação e a nível provincial.

O Bispo Diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunho Cruz, se fez presente no início da tarde de sábado, para dar as boas-vindas aos participantes e proferiu algumas palavras de apoio e incentivo aos seminaristas. Tomando por base a Evangelii Gaudium, ressaltou a importância da abertura à ação missionária e afirmou: “não há como formar dignos pastores para a Igreja do Brasil, do mundo, sem o espírito missionário, hoje.”

No domingo, 04, deu-se a conclusão do VII FORMISE do Regional Leste II e envio dos seminaristas para suas casas de formação onde vão partilhar do que refletiram, colocando em prática o objetivo do COMISE, de cada dia mais se propor e repropor atividades reflexivas e práticas a partir da casa de formação. O seminarista Handley Alves da Diocese de Uberlândia resumiu o VII FORMISE dizendo que "a alegria do encontro nos faz missionários". No encerramento o seminarista Wagner José da Arquidiocese de Mariana concluiu: “Saio deste encontro com a certeza de que a alegria do evangelho nasce da fé convicta e que para vivermos a missão precisamos ser discípulos de Jesus, estarmos juntos do Mestre e com ele realizarmos o sonho de doar a vida pela causa do evangelho!”  No espírito da conclusão da Formação Missionária, o assessor, Padre Jean Poul, deixou a seguinte reflexão para os seminaristas: “O seminarista é alguém que está sempre em saída, está sempre indo e vindo. Já se imaginaram quando receberem o ministério presbiteral para onde vão estar saindo?”. Seguindo a proposta de continuidade e envio missionário, encerrou-se o VII FORMISE com a Celebração Eucarística do dia de Pentecostes presidida por Dom José Lanza. 

Por Ezequiel Messias Silva.

 

Sky Bet by bettingy.com