Reunião de Vigários Forâneos debate sobre o Estatuto das Foranias e caminhada pastoral diocesana

1Campanha, Terça-feira, 30 de maio – o Conselho dos Vigários forâneos se reuniu na sede da Diocese, para tratar da caminhada pastoral diocesana! Esta é a primeira vez que o Conselho se reúne depois que foram desmembradas e criadas as foranias de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, contando agora Diocese com sete foranias. Todos os Vigários Forâneos, o coordenador da Pastoral Diocesana, Pe Jean Poul e Dom Pedro C Cruz, Bispo Diocesano, estavam presentes na reunião.

Entre os assuntos tratados nesta reunião se destaca o Estatuto das Foranias. Este é um grande passo para definir o papel dos Vigários Forâneos, seja dentro da Forania ou a sua importância na caminhada diocesana. Nos pontos elencados sobre o papel do Vigário Forâneo está o trabalho de acompanhamento das paróquias e dos demais padres, em especial o auxílio nas paróquias onde acontecerá a visita Pastoral (neste ano cinco paróquias serão visitas por Dom Pedro). É bom lembrar que o Estatuto ainda é um “rascunho”, que será discutido dentro das foranias, contando com a contribuição de todos os sacerdotes.

Também ganhou destaque na reunião o Ano Nacional do Laicato, que acontecerá entre as festas de Cristo Rei de 2017 a 2018. A proposta acolhida por todos foi um estudo do Documento 105 da CNBB – sobre os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Tal estudo deverá fazer parte do “Dia da Forania”, chamando a atenção para o protagonismo do Leigo nos diversos campos do mundo e da Igreja. Os Vigários Forâneos também lançaram um olhar sobre o encaminhamento do IV Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto. A ideia é fazer com que o IV Plano possa atingir a todos, colocando na prática paroquial, tudo o que foi refletido em sua elaboração.

Por fim, Dom Pedro ressaltou algumas novidades que estarão presentes na Visita Pastoral, como a reunião com todos os padres da Forania, cuja paróquia estará sendo visitada. A reunião dos Vigários Forâneos também ajudou a encaminhar a reunião do CODIPA ampliado que acontecerá no próximo sábado, em Campanha. Motivados, os Vigários Forâneos saíram da reunião com novo folego para o trabalho junto ao povo de Deus. Que os trabalhos já desenvolvidos possam produzir os frutos esperados segundo a graça de Deus!

Texto por Pe.Marcos Antônio Menezes Thomáz