I FORMISE (FORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA SEMINARISTAS) DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE POUSO ALEGRE-MG

7

O tema: “O Missionário Presbítero para um Igreja em Saída”, foi debatido ao longo do último final de semana (26 a 28 de maio) na 1ª Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) realizado no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre (MG). As atividades encerraram na manhã de domingo, 28, com a missa de envio presidida pelo Bispo Diocesano de Guaxupé e Referencial para a Animação Missionária no Regional Leste II da CNBB, Dom José Lanza Neto.

Por indicação dos bispos e reitores da Província, o I FORMISE, foi assessorado pelo Padre Henrique Neveston da Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Guaxupé. A programação incluiu reflexões sobre o Missionário Presbítero e sua aplicação na pastoral. Os 120 seminaristas participantes do I FORMISE, realizaram ainda uma experiência de visitas missionárias em um bairro na cidade de Pouso Alegre, podendo deste modo, partilhar da experiência missionária com os colegas e comunidade pousalegrense e celebrar com a comunidade no final da tarde.

O seminarista Ezequiel Messias Silva, coordenador do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) do Regional Leste II apresentou aos participantes e reitores presentes a estrutura organizacional da dimensão missionária no âmbito nacional, regional, provincial, diocesano, paroquial e enfim, nos seminários. E frisou a importância do empenho de que cada seminarista para que a animação missionária aconteça: primeiramente que seja interior a sair de dentro para fora e lançar-se mundo a fora cumprindo o mandato de Jesus: “vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (Mt 28, 19-20).

Os 120 Seminaristas que participaram do I FORMISE Provincial avaliaram como muito positivo a iniciativa e proposta do COMISE das Dioceses que compõem a Província, que levou aos bispos e formadores a sugestão da realização do mesmo, como primeiro passo no espírito da Sinodalidade, fazer comunhão com os seminaristas no bom propósito da ação missionária: de nossas casas de formação presbiteral aos “confins do mundo” onde nos encontrarmos.

O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Magella Delgado, C.Ss.R., na Missa de Abertura do FORMISE, na sexta, 26, convidou os seminaristas a fazerem uma recordação vocacional: “Vocês se lembram de seu primeiro encontro com Jesus? Todos nós temos esse encontro. E é nele que o Senhor nos fala, como aos discípulos na Galileia: ‘Ide! Ide sem medo de evangelizar!’. Não perca esse encontro com o Senhor!” orientou. E completou afirmando que essa recordação se dá pela oração, e é através dela que o missionário se lança para a missão, para a meta que é “estar no mundo como evangelizadores. O mundo é nosso campo de missão. Jovem seminarista, você é seminarista para o mundo! Não é preciso temer a missão” exortou.

No sábado à tarde, 27, após as visitas missionárias, na Missa celebrada na comunidade visitada, o Reitor do seminário de Teologia da Diocese da Campanha, Padre Sérgio Roberto Monteiro, representante do senhor bispo Diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, na presidência daquela Missa disse: “Cristo missionário do Pai nos alegra, nos ensina e nos envia para a missão” E ainda relacionou a comunidade visitada com a Galielia, fazendo referência com a liturgia do domingo da Ascenção. E completou: “Deus sempre nos surpreende, porque Ele sempre chega muito antes do missionário”.

Tendo sido, uma humilde e singela sugestão da parte dos seminaristas membros do COMISE das três diocese que compõem a Província Eclesiástica aos bispos e formadores, tendo sido acolhida com bons olhos, foi possível dar o primeiro passo. A cada passo dado a equipe do COMISE Provincial se fortalece mais na comunhão e participação da construção de uma identidade missionária Provincial. O FORMISE encerrou com a proposta de reflexão mais intensa nas casas de formação presbiteral de toda província. E na Missa de Envio, Dom José Lanza exortou aos seminaristas a cada vez mais buscar a identidade missionária de cada um, uma vez que “a missão perpassa todas as estruturas da Igreja e, por isso, gera frutos”.

Por Ezequiel Messias Silva.